Terminal será ampliado

Acontenda entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o proprietário de um posto de gasolina, enfim, terminou. Ontem, uma imissão de posse interditou o estabelecimento, com vistas à ampliação do terminal do Antônio Bezerra.

A decisão judicial, do titular da 4ª Vara da Fazenda Pública, Montovanni Colares, saiu no dia 27 de junho. O processo corria há cerca de dois anos e foi resolvido mediante pagamento da indenização de R$ 3 milhões.

Reginaldo Melo de Oliveira, arrendatário do posto, que funcionou normalmente até segunda (11), diz não ter sido comunicado previamente da decisão. “Estou sabendo agora com a chegada do pessoal para interdição”, garante.

A informação foi desmentida pelo coordenador de projetos especiais da Coordenadoria de Projetos Especiais e Relações Institucionais e Internacionais (Cooperii), Geraldo Accioly. “Ele foi informado sim, tanto que reduziu estoques. A ação foi judicial exatamente porque não houve uma ação administrativa, ou seja, um acordo mais amigável”.

Segundo o assessor jurídico da Secretaria Executiva Regional III, Leonardo Barreto, a área já foi isolada para recolhimento dos bens restantes do antigo proprietário, retirada dos resíduos de combustíveis e desmonte do prédio.

ObraA previsão, de acordo com o coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Daniel Lustosa, é que até o final do mês de julho as obras de ampliação do terminal sejam retomadas. Ele calcula a finalização para aproximadamente março de 2012. 

 
O presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, diz que a demanda do terminal deve aumentar com a ampliação. “Não sabemos ainda quantificar esse crescimento da capacidade, mas é uma nova concepção de terminal, de acessibilidade. O objetivo é construir um polo de integração entre ônibus, vans e trens”, assegura.

Ele diz ainda que, depois da ampliação, o terminal contará com ônibus articulados, além da disponibilização de corredores expressos.

SAIBA MAIS

Bezerra
Atualmente, o Terminal Antônio Bezerra funciona com 354 ônibus, distribuídos em 40 linhas.


Todos os dias, 207 mil passageiros passam pelo terminal circulando em 3.380 viagens programadas.

Com a ampliação, o terminal passará de 12,5 mil metros quadrados para 29,5 mil m².

De acordo com Daniel Lustosa, coordenador do Transfor, o “novo terminal” terá área de convivência para operadores de transportes, acessibilidade em todas as áreas, passagens para pedestres em nível subterrâneo e bicicletários.

Daniel Lustosa diz que o terminal testá sendo planejado para atender a demandas futuras. Dentro de 20 anos, ele poderá absorver um aumento de demanda de 20%.

Fonte: O Povo/Sara Rebeca Aguiar
Foto: Deivyson Teixeira/Natinho Rodrigues

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال