SCANIA participa do C40 com ônibus a etanol

 

A SCANIA, montadora sueca de veículos pesados e pioneira no desenvolvimento de motores a etanol, participa neste ano do C40 (Climate Leadership Group), que acontece de 31 de maio a 3 de junho, em São Paulo. A cidade é a primeira no hemisfério sul a sediar o evento.
 
 O C40 foi criado em outubro de 2005 e reúne representantes das maiores cidades do mundo para discutir ações de combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas, além de buscar o engajamento de empresas, administrações públicas e a sociedade.
 
Os primeiros 50 ônibus a etanol do Brasil foram entregues pela SCANIA na última semana e marcaram o início do projeto da prefeitura de São Paulo de substituição de toda sua frota de ônibus urbanos - estimada em 15 mil veículos - por unidades movidas por combustíveis renováveis até 2018.
 
As unidades que compõem a encomenda são do modelo K 270 4X2, a terceira geração da tecnologia etanol da SCANIA. Os ônibus foram produzidos no Brasil e serão operados pela Viação Metropolitana.
 
Participação - Dez ônibus a etanol da montadora serão utilizados no transporte dos convidados durante o evento. A tecnologia da empresa será apresentada em uma visita técnica ao Expresso Tiradentes, um corredor exclusivo de ônibus com 31,8 km de extensão ligando o centro à zona leste da cidade de São Paulo.
 
A tecnologia 100% etanol da SCANIA é capaz de reduzir em até 90% as emissões de CO2 na atmosfera se comparada com os motores a diesel. Os modelos a etanol da montadora atendem a legislação européia de emissão de poluentes EURO 5, norma obrigatória no continente desde 2009 e que entra em vigor no Brasil somente em 2012 com o Conama P7, além da EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), norma para veículos utilizados no transporte urbano na União Européia.
 
Mais de 800 ônibus SCANIA abastecidos com etanol brasileiro já foram entregues para cidades europeias, principalmente a capital sueca, Estocolmo, que assumiu o compromisso de ter a metade do transporte de passageiros de sua região central realizada com combustíveis de fonte renovável até 2012.
 
A Scania é referência mundial em veículos pesados movidos a etanol e participa como patrocinadora oficial do Ethanol Summit 2011. Desde a década de 1980, a montadora sueca trabalha no desenvolvimento e na fabricação de motores movidos por esse combustível renovável. Atualmente, mais de 800 ônibus Scania abastecidos com etanol brasileiro circulam na Europa, principalmente na cidade de Estocolmo, que assumiu o compromisso ter a metade do transporte de passageiros em sua região central movida por biocombustíveis até 2012.
 
Fonte: A Critica
Foto: João Luiz/Prefeitura de São Paulo/Divulgação

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال