A tradicional empresa pernambucana Rodoviária Gravataense que também é conhecida comercialmente como Viação Soares recebeu autorização sub judice da ANTT para iniciar operações na linha Crato (CE) x Recife (PE), cuja decisão judicial permite o direito para operar na ligação entre os dois estados nordestinos.

A autorização foi formalizada por meio da Decisão SUPAS nº 1.639, de 13 de novembro de 2025, publicada na edição de 21 de novembro do Diário Oficial da União. A medida cumpre determinação judicial proferida no processo nº 1061639-21.2020.4.01.3400, que garantiu à empresa o direito de explorar o serviço.
Além de reconhecer o pedido da operadora, a ANTT negou provimento à impugnação apresentada pela Empresa Gontijo de Transportes, que contestava a autorização.
As operações na nova linha terá ligações diretas e intermediárias entre os dois estados, sendo no Cariri Cearense, sertão e agreste paraibano, como também à região metropolitana de Recife.
Ao todos serão 107 seções de atendimento, distribuídas entre cidades como:
Barbalha, Milagres, Missão Velha, Pombal, Soledade, Santa Luzia.
Entre os principais atendimentos previstos estão:
Crato/CE X Recife/PE
Juazeiro do Norte/CE X Recife/PE
Cajazeiras/PB X Caruaru/PE
Campina Grande/PB X Santa Cruz do Capibaribe/PE
Patos/PB X Recife/PE
Sousa/PB X Vitória de Santo Antão/PE
A autorização para as operações na linhas terão validade enquanto vigorar a decisão judicial, que está condicionada ao resultado definitivo da ação judicial que determinou sua concessão.
Fonte: Diário do Transporte
Redação: Davi Oliveira
