Um Marcopolo da CTC modificado para um projeto social

Na década de 1990, a Prefeitura de Fortaleza implantou o projeto Profitec, que visava a promoção de diversos serviços à população, como a capacitação para o mercado de trabalho, serviços de saúde e apoio cultural.


O programa municipal se utilizava de ônibus desativados da Companhia de Transportes Coletivos (CTC), que tinham uma vida útil prolongada, oferecendo ao público algumas ferramentas de assistência governamental. Um dos veículos do Profitec foi o que está em destaque na foto acima.

Com fabricação datada de 1982, a unidade era um laboratório de telemática ambulante do ProJovem, que oferecia cursos de capacitação em toda a cidade. Quando operou pela CTC, este ônibus ostentava o prefixo 13 e era equipado com chassi Volvo B58 com transmissão automática e carroceria Marcopolo Padron.


O Profitec ainda dispunha de um Caio Vitória ex CTC que servia de laboratório de metalmecânica do Projovem, laboratórios de Arte Culinária, Panificação, Ônibus Palco, Biblioteca Viva e Escola Viva.

Na ordem:
Ex CTC 09017, era usado a serviço do SAMU;
Ex CTC 09013, ProJovem Telemática;
Ex CTC 09037, ProJovem Metalmecânica

Redação: MOB Ceará

3 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Que matéria incrível. Tão memorável, gostei. Os ônibus são de fato uma raridade, ainda mais nessa configuração Volvo.

    ResponderExcluir
  2. Esses veículos ainda existem no terreno por trás da garagem da Viação Fortaleza? Tem como os busologos fazerem uma visita?

    ResponderExcluir
  3. Ah, essas informações sobre os veículos antigos e suas histórias, eu curto bastante, pois, me faz voltar no passado.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال