Mais uma empresa encerrará as atividades

O sistema urbano de Fortaleza terá menos uma empresa operante a partir de domingo.

Infelizmente, a Terra Luz estará encerrando suas atividades, depois de 15 anos de operações. Houve uma reunião na tarde de hoje, onde foi informado sobre o fim de uma das empresas mais queridas pelos busólogos de Fortaleza.

A frota é composta por 59 ônibus, visto que nos últimos dias a Terra Luz havia desativado dois ônibus de 2009, de prefixos 41900 e 41961. Apesar de ter adquirido 12 novos ônibus neste ano, a companhia que pertence a família Feitosa preveu que não seria viável continuar no SIT-FOR.

A Terra Luz surgiu de uma uma cisão junto a Rota Expressa, no ano de 2003. A família do saudoso Carlos Albuquerque de Lima dividiu a Autoviaria São Vicente de Paulo e isso deu luz a algumas empresas que foram ao longo dos anos tendo mudanças no quadro societário além do CNPJ.




A empresa do Sr. Carlos Feitosa passou por uma última cisão em 2009, quando se desligou de vez da Rota Expressa e seguiu seu caminho independente. Fez grandes aquisições e se instalou na antiga garagem da Bons Amigos/São Vicente.

A Terra Luz é a menor empresa do sistema urbano mas possuia uma boa idade média da frota. Com bastante tristeza, o MOB Ceará anuncia esta noticia, de uma das principais empresas que apoiaram a busologia, que apoiaram o MOB Ceará.

Fonte: MOB Ceará

62 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Eu não esperava que a Terra Luz também deixasse o sistema, uma pena mesmo, eu gostava muito dessa empresa, vai ser triste deixar de ver os ônibus da 41 rodando pela cidade, principalmente os novos Volvo que ela comprou, vai deixar saudades

    ResponderExcluir
  2. Assim como a São José de Ribamar da qual fiz parte por 12 anos, foi engolida pelo sistema injusto, da qual só se beneficiam as grandes empresas.No fim só vao sobrar elas.

    ResponderExcluir
  3. saudades de quando ela rodava por aki no bairro 629 cj Palmeiras/ perimetral. vai deixar saudades

    ResponderExcluir
  4. Com muita tristeza recebi essa notícia.
    Fará falta....fui usuário da mesma por bastante tempo... até mudar sua área de atuação.
    Vai deixar saudades.

    ResponderExcluir
  5. Tem que saber é como ficará a situação dos funcionários. Se serão absorvidos por outras empresas. Triste e lamentável.

    ResponderExcluir
  6. É relmente alem da falta que ela vai fazer vem a questao de pais de familia desenpregados tambem

    ResponderExcluir
  7. vai ser uma pena ver essa empresa fechar as portas depois de 15 anos e pouco tempo depois de ter adquirido novidades na frota.

    ResponderExcluir
  8. Como ficará a distribuição das linhas hoje operadas pela TerraLuz (tais como 304, 387, 371)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo á 371 já tem uma tabela operada pela fretcar acredito eu que á fretcar ficará com todas as tabelas da 371

      Excluir
  9. Caramba que pena, os onibuô da 41 vao deixar saudades

    ResponderExcluir
  10. Caramba que triste , uma boa empresa que pensava nos usuários com seus ônibus muito bem cuidados , enquanto outras empresas que só visam lucros ainda continuam aí :/

    ResponderExcluir
  11. Não acredito que essa empresa vai se acabar, uma empresa tão boa com colaboradores bem dedicado ao seu trabalho e sempre respeitando seus usuários, estou completam-se triste pq vai ter muito pai de família desempregado, espero que as empresas vejam isso é der oportunidade pra esse grande guerreiros da família terra luz 041, estou muito triste e vou sentir sdd quando eu for pegar o 050 e não for há 041.

    ResponderExcluir
  12. Sentirei falta dos novíssimos onibus volvo. Combinação show com Apache vip4

    ResponderExcluir
  13. Não acredito nisso, não posso acreditar que nunca mais vou pegar meus 41 na 041... Nunca mais pegar os geladinhos da 050... Lamentável a situação, em breve, apenas as maiores empresas irão sobrar, enquanto as menores, porém com capricho, serão engolidas pelo injusto sistema capitalista que temos atualmente. 41 deixará saudades, assim como a Ribamar, CTC... E tantas outras que passaram por nossa belíssima cidade

    ResponderExcluir
  14. Não é nada motivador nem para os usuários e muito menos para os funcionários do sistema ver uma empresa fechando as portas... Espero que não afete tanto os parceiros e colaboradores da mesma.. Boa Sorte à todos!!!

    ResponderExcluir
  15. Sera mais uma absorvida pelo o grupo Guanabara

    ResponderExcluir
  16. Sabia que a terra luz não iria longe, essa família dos Feitosa são tudo assim por dinheiro ele está pagando o mau q fez para própria irmão quando diz fez associadas com a liduina dona da via expressa uma empresa Boa de se trabalhar ele pegou levou tudo deixo só a garagem e os carro pau veio, Carlinhos merece o que fez , só vai resta a Vega pq é do Chiquinho Feitosa e ele q fez entra as empresa do beira maw aqui em fortaleza .

    ResponderExcluir
  17. Lamento muito principalmente pelos funcionários da empresa

    ResponderExcluir
  18. Qual será o fim dos ônibus e quais empresas assumirão as linhadas da 41?

    ResponderExcluir
  19. É lamentavel ver uma empresa se fechar assim. Tem algumas linhas que ja estao garantidas pela logica.
    371 Parangaba/Jose bastos como exemplo a Fretcar ja aumenta a tabela.
    323 Joao XXIII/lagoa a Siará grande aumenta a tabela
    387 Jardim jatobá/centro ja ficaria com a São José tambem aumentando a tabela.

    ResponderExcluir
  20. Que notícia triste,isso me revolta esse monopólio do transporte público de Fortaleza, infelizmente vão ficar só as empresas grandes...

    ResponderExcluir
  21. Esses carros volvo 2018,dava certo na 36 Santa Cecília ou na 20 Santa Maria ...

    ResponderExcluir
  22. vamos aguardar os próximos capítulos do sit-for como diretor o rei roberto Cláudio.

    ResponderExcluir
  23. Vai fazer falta, uma das empresas mais queridas pelos busólogos. Deixará saudades!!

    ResponderExcluir
  24. Cheguei até pensar que ela ainda estaria forte pois fez aquisição de carros novos. Mas infelizmente nosso país está se tornando um buraco sem fundo. Todos os dias mais e mais empresas fecham as portas e vários país de família ficam sem empregos. É notório que até os grandes grupos estão sufocados com essa crise econômica. Muita pena e principalmente muita preocupação com os colaboradores que ficaram sem emprego.

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente o transporte urbano está no mesmo caminho do intermunicipal vão ficar só as grandes empresas monopólio isso é bom para os empresários mais para o usuário e o trabalhador é terrível

    ResponderExcluir
  26. É realmente uma situação muito triste perdemos a Sao José de Ribamar em 2012 tbm no mesmo ano perdemos a Montenegro e agora em 2018 a Terra Luz é uma pena eu adorava esta empresa e gostava de andar nos casos Apache s22 vip 2 etc.

    ResponderExcluir
  27. Acho que as outras empresas pequenas podem sair ficando so as grandes como as empresas do grupo Guanabara e a Vega e tudo por causa destes*** que só visao dinheiro

    ResponderExcluir
  28. Só um busologo apaixonado por ônibus e era super fã desta empresa ela nos deixará muitas saudades amigos busologos a mim cabe meus pesos

    ResponderExcluir
  29. Lamento pois mais uma se vai,temor logo só ficamos com as poderosas as quais não respeitam seus colaboradores e nem os passageiros.

    ResponderExcluir
  30. Mais uma se vai, qual será a próxima? Lamentável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A siara grande kkkkk está pelo im foi,o Chiquinho feitos a falou uma vez que aqui ão precisa duas empresa,ainda tem muitas.

      Excluir
  31. Já antecipo que a Santa Cecilia 36,não perdeu tempo e já adquiriu alguns veículos da antiga Terra Luz 41,principalmente os 2018 ...

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Sistema vendido pela prefeitura é governo do estado pra beneficiar somente a Guanabara. Nosso sistema hoje é dominado somente por 4 empresas ,antes tínhamos mais de 20.

    ResponderExcluir
  34. Ai cara desde o início quando foi feito a licitação do rodoviário eu ja tinha em mente que dudo seria para beneficiar o grupo Guanabara. Então pessoal a hora de dar o troco e nas urnas

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Não sei se algum de vcs sabiam mas a maior parte da frota da Terra Luz era composta pelas setinhas vermelho e azul

    ResponderExcluir
  37. Os únicos veículos da 41 a possuir a nova pintura sao os caios Apache vip 4 de 2015 2017 e os volvo 2018 é uma pena que aqueles volvos tenham deixado de operar

    ResponderExcluir
  38. A 42 DRAGÃO DO MAR TA RODANDO NA 322 GRANJA PORTUGAL/LAGOA.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. NILTON BARBOSA, verdade? Pois é cara! É na cara dura mesmo que a ETUFOR (PREFEITURA), beneficia as empresas do Grupo Guanabara em nossa capital. Basta recordarmos que a 02-Viação Fortaleza, por conta da SUSPEITÍSSIMA permuta ocorrida em 2015. Voltou a operar na linha 401 Montese/Parangaba, que tinha perdido por conta da implantação dos cinco consórcios em 2012. Aliás! Muito antes dessa permuta, já poderíamos flagrar essa benevolência da prefeitura para com o Grupo Guanabara. Com o fato da prefeitura MANTER a 42-Auto viação Dragão do Mar, até hoje, sem justificativa. Operar numa linha totalmente fora de sua área consorciada. A linha 045 - Conj. Ceará/Papicu/Via Montese. Torço que as demais empresas do sistema se planejem. Ou caso contrário, elas serão engolidas pelo o Grupo Guanabara. Grupo este pertencente a i n v e s t i g a d a, família Barata. Diga-se de passagem!

    ResponderExcluir
  41. Na concessionária da Mercedes-Benz na Av.Aguanambi,está lotado de carros da Terra Luz ... e os carros volvo alguns deles vão para a garagem da Santa Cecília, devido a mesma ter feito a compra de alguns Apaches 2018 da Terra Luz...

    ResponderExcluir
  42. A 42 - Dragão do Mar está operando na linha 364 Lagoa/Riomar Kennedy.

    ResponderExcluir
  43. Postador, essa também? Cara isso é um absurdo! Mas se as demais empresas não se manisfestam contra isso. Deixa pra lá né?

    ResponderExcluir
  44. Sim, vi ela hoje a tarde, um carro dela na Sargento Hermínio.

    ResponderExcluir
  45. Finalmente daqui alguns anos,vão ficar so as empresas de grande porte,e as pequena vão ser engolidas pelas grandes empresas.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال