MOB conhece novos Caio Apache Vip da Santa Cecília Ranking das frotas mais novas do metropolitano Motta encomenda G7 1800 DD para 2018 Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 17 de maio de 2018

De Fortaleza para Camocim com a Fretcar

Na edição de hoje, o leitor do site MOB Ceará ficara por dentro dos detalhes e história da linha que parte de Fortaleza rumo à cidade de Camocim. 

Camocim é um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú, mesorregião do Noroeste Cearense. O município tem mais de 62 mil habitantes e 1158 km². É a terra do aviador Pinto Martins. Sua denominação original era Barra do Camocim e, desde 1879, Camocim. É costume os moradores desta cidade serem chamados de coró (peixe abundante na região), assim como os moradores do município de Granja são conhecidos como cangati. O clima da região é tropical quente sub-úmido com pluviometria média de 1.350 mm com chuvas concentradas de janeiro a maio. O vento é muito forte de julho até janeiro, normalmente entre os 25-35 km/h. 

O turismo de Camocim é composto por pessoas que buscam lazer em atrativos naturais. A principal forma de turismo são as praias. As mais visitadas são a Praia do Maceió, Praia das Barreiras, Ilha do Amor e Vila de Tatajuba. As praias de águas calmas e rasas são as principais atrações. A praia das Barreiras é uma praia localizada na zona urbana que oferece infraestrutura com barracas e restaurantes propiciando lazer agradável para quem gosta de conforto. Nesta praia há falésias com areia cor de laranja.Na praia de Tatajuba o mar com coqueiral e dunas exuberantes, tem-se como principais locais de visitação a duna do Funil e a Lagoa da Torta. A praia do Maceió destaca-se pela beleza rústica. Possui uma boa faixa de areia clara, o mar é agitado, com ondas propícias para o banho e para a prática de esportes aquáticos como surf e kitesurf. A cidade conta ainda com restaurantes que oferecem gastronomia típica baseada em frutos do mar à beira da praia. 

O trecho que atualmente é operado pela empresa Fretcar, porém já pertenceu a saudosa Ipu Brasília que deixou de operar após a licitação em 2009. A linha tem aproximadamente 415 quilômetros e viagem tem duração de 7 horas. A empresa responsável pela linha disponibiliza dois tipos de serviços para os seus usuários, sendo o convencional e o executivo. 

Os horários de saída da capital cearense são diários, sempre às 05:00h, 06h:30mim, 13h:15min, 15:00h e às 18:00. Partindo de Camocim, as saídas também são diárias, contudo, as partidas possuem tempos distintos, sendo às 06:00h, 07:00h, 11h:30min, 16:00h e 23:00. As passagens possuem uma variação de preço que vão desde R$ 46,00 a 59,00, dependendo do horário e serviço. 

Fonte: MOB Ceará

4 comentários:

Nathanael Lemos disse...

Alguem do mob sabe dizer se as empresas lobo e são Francisco ainda operam em Juazeiro do norte?

Jorge Luis disse...

Não operam! Houve licitação e a Via Metro ficou no lugar delas

Apaixonado por ônibus disse...

Presta um ótimo serviço a população de camocim e região só deveria mudar esse nome ridículo de fretcar para um nome que lembrasse o Ceará ou nordeste

Lauro disse...

Praque? Ceara?

Tradutor