MOB Ceará participa de reportagem acadêmica sobre busologia Ranking das frotas mais novas do metropolitano Conheça a nova linha da Busscar Veja a lista dos ônibus mais geladinhos de Fortaleza. Concorda? Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 24 de abril de 2018

Os Gigantes da Expresso Timbira

No ano de 1984, a Expresso Timbira adquiriu de fábrica 3 unidades do modelo rodoviário high-deck Nielson Diplomata 380 Volvo B58 com três eixos.

Com 13,2 metros de comprimento e 3,9 de altura, os veículos não tinham ar condicionado e possuíam os prefixos 187, 188 e 189. Algumas das características desses veículos: Serviço convencional (50 lugares + banheiro), Bagageiros de 16,6 m², caixa de marcha tipo split com 12 velocidades e faróis no para-choque.

De início, foram escalados na linha Fortaleza-Belém, sendo transferidos anos depois para os setores de Teresina e São Luís. Rodaram até meados de 1997/1998.

Curiosidades sobre esses veículos na Timbira:

- A caixa de marcha foi trocada em pouco tempo por uma caixa de 6 velocidades devido os motoristas não se adaptarem ao sistema split.

- Os faróis vieram de fábrica no para-choque, mas a péssima condição das vias no trecho no Maranhão e animais que colidiam com os veículos, ocasionava na quebra do para-choque e, consequentemente, na quebra dos faróis.

A Timbira então fez uma mudança, colocando os faróis na posição vertical, assim como era nos Diplomatas originais com motor dianteiro.

- Esses veículos não tinham cama para os motoristas. Então eles providenciavam uma cama nas duas últimas cadeiras, colocando um colchonete.

- Devido a sua altura, os veículos não tinham acesso as plataformas de embarque/desembarque da rodoviária Engenheiro João Thomé, pois as passarelas de acesso eram baixas, fazendo com que esses veículos desembarcassem fora das plataformas. Durante a década de 1980, as passarelas foram reformadas, aumentando sua altura e permitindo a entrada dos gigantes da Expresso Timbira.

Fonte: MOB Ceará
Colaboração: Renato Garcia

6 comentários:

Dagmauro Melo disse...

Diplomata é um classico. Pra mim, é um dos modelos mais bonitos produzidos a até hoje.

Washington Braga disse...

Eternamente expresso timbira !

Dyego Rocha disse...

Grande clássico da Timbira, ainda me lembro destes em 97/98 na garagem de Teresina na qual meu pai trabalhava.

Marcos Stefan Dias Oliveira disse...

Eles são muito lindos apesar de eu não ser dessa época!kkkkkkkk

Unknown disse...

Tbm acho é nois

Unknown disse...

um deles foi destruido em um acidente na ponte do rio codozinho

Tradutor