MOB conhece novos Caio Apache Vip da Santa Cecília Ranking das frotas mais novas do metropolitano Motta encomenda G7 1800 DD para 2018 Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 24 de abril de 2018

Os Gigantes da Expresso Timbira

No ano de 1984, a Expresso Timbira adquiriu de fábrica 3 unidades do modelo rodoviário high-deck Nielson Diplomata 380 Volvo B58 com três eixos.

Com 13,2 metros de comprimento e 3,9 de altura, os veículos não tinham ar condicionado e possuíam os prefixos 187, 188 e 189. Algumas das características desses veículos: Serviço convencional (50 lugares + banheiro), Bagageiros de 16,6 m², caixa de marcha tipo split com 12 velocidades e faróis no para-choque.

De início, foram escalados na linha Fortaleza-Belém, sendo transferidos anos depois para os setores de Teresina e São Luís. Rodaram até meados de 1997/1998.

Curiosidades sobre esses veículos na Timbira:

- A caixa de marcha foi trocada em pouco tempo por uma caixa de 6 velocidades devido os motoristas não se adaptarem ao sistema split.

- Os faróis vieram de fábrica no para-choque, mas a péssima condição das vias no trecho no Maranhão e animais que colidiam com os veículos, ocasionava na quebra do para-choque e, consequentemente, na quebra dos faróis.

A Timbira então fez uma mudança, colocando os faróis na posição vertical, assim como era nos Diplomatas originais com motor dianteiro.

- Esses veículos não tinham cama para os motoristas. Então eles providenciavam uma cama nas duas últimas cadeiras, colocando um colchonete.

- Devido a sua altura, os veículos não tinham acesso as plataformas de embarque/desembarque da rodoviária Engenheiro João Thomé, pois as passarelas de acesso eram baixas, fazendo com que esses veículos desembarcassem fora das plataformas. Durante a década de 1980, as passarelas foram reformadas, aumentando sua altura e permitindo a entrada dos gigantes da Expresso Timbira.

Fonte: MOB Ceará
Colaboração: Renato Garcia

4 comentários:

Dagmauro Melo disse...

Diplomata é um classico. Pra mim, é um dos modelos mais bonitos produzidos a até hoje.

Washington Braga disse...

Eternamente expresso timbira !

Dyego Rocha disse...

Grande clássico da Timbira, ainda me lembro destes em 97/98 na garagem de Teresina na qual meu pai trabalhava.

Marcos Stefan Dias Oliveira disse...

Eles são muito lindos apesar de eu não ser dessa época!kkkkkkkk

Tradutor