REDES:

_

MOB Ceará conhece as instalações da Ferraria JG - Marcopolo Viação Penha mostra sua casa e aquisições ao MOB Ceará Sindiônibus convida MOB Ceará para uma conversa aberta sobre mobilidade urbana Busólogos conhecem DD de 15 metros da Neqta Conhecimento fez diferença na visita da São José

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Crime de pular a catraca de ônibus é constante em Fortaleza

Hoje não gera mais surpresa em quem vê, em algumas linhas de Fortaleza, jovens e adultos pulando a catraca para não pagar a passagem.


No início, essa prática se dava apenas para jovens bagunceiros chamados em Fortaleza de "pirangueiros". Hoje em dia, em alguns casos, até jovens de boa aparência estão adotando a prática, desrespeitando até os profissionais do transporte que se vêem constrangidos em não coibir, vide a influência dessas pessoas com bandidos perigosos.


Já foi adotada uma estratégia de coibir essa prática, quando uma empresa de ônibus desenvolveu uma catraca dupla, para vedar o espaço acima da roleta, mas os criminosos arranjaram outra brecha na carroceria para pular.


O Decreto Lei 2.848 de 1940 que pune esses indivíduos está escrito no Artigo 176 do Código Penal, que prevê multa ou detenção de 15 dias a 2 meses. Cartazes foram colocados nos ônibus afim de educar a população.

O problema maior é que o custo total do sistema de transporte é dividido pelos usuários. Essas passagens que não são registradas são rateadas por quem é honesto, se tornando mais uma variável na hora do cálculo da tarifa do sistema de transporte. Além disso, essas pessoas tiram o direito do cliente em usufruir dos assentos dos pagantes.

Em algumas linhas, os traficantes de droga proíbem das pessoas pularem a catraca. Noutras regiões da cidade, os mesmos "autorizam" os jovens do crime a pularem mas não assaltarem os passageiros.

Ultimamente, os roubos em transporte coletivo estão  sendo feitos na maioria das vezes apenas aos passageiros, onde o cobrador e o motorista ficam ilesos.

Fonte: MOB Ceará

6 comentários:

  1. Foi só mudar a catraca a frente que iria aumentar os assaltos...

    ResponderExcluir
  2. O povo não colabora ne. Tem horas que até penso que não vale a pena investir em equipamentos melhores pra uma parcela tão grande de mal educados da população. Além do pulo de catracas, vemos o povo rasgando películas, estofamento de bancos etc

    ResponderExcluir
  3. crime é tirar o direito de ir e vir do cidadão

    ResponderExcluir
  4. Eu estava sábado dando uma volta na linha 394-Pq.Univeraitarios/Lagoa1, quando já no final da linha uma menina subiu e pulou a catraca

    ResponderExcluir
  5. Exemplos maiores deveria vim dos governantes que alimentam as passagens massacrando o povo pobre isso é que é crime
    Mas claro que não imita-los
    Devemos imitar o que é certo
    Não é porque roubam que devemos roubar não isso não
    Devemos ter caráter sempre.
    Claro não devemos generalizar claro que não

    ResponderExcluir
  6. Olha os meu filhos são ensinados a não pular catraca de forma nenhum
    Eles são orientados a não fazer isso
    Não tenho nada a ver com outros
    Mas com os meus sim e se tomar conhecimento vão ser corrigidos e reclamados não apoio
    Eu não ensino e nem apoio meus Filho s sabe
    Mas com as outros não tenho nada a falar

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected]
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.