MOB Ceará participa de reportagem acadêmica sobre busologia Ranking das frotas mais novas do metropolitano Conheça a nova linha da Busscar Veja a lista dos ônibus mais geladinhos de Fortaleza. Concorda? Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Ranking: As 5 frotas mais novas do sistema metropolitano

A frota do sistema metropolitano de Fortaleza é composta por 366 ônibus, divididos entre 7 empresas operantes:


Da menor para maior têm-se as seguintes companhias: MS Turismo, Viação Penha, São Paulo, Fretcar, São Benedito, Via Metro e Vitória. A renovação de frota em 2017, até o momento, contou com 41 veículos entre novos e semi novos, o que representa 11,2% de todo o sistema. O MOB Ceará selecionou as 5 empresas com a melhor idade média da frota do sistema em questão:

5ª posição - Fretcar - 5,9 anos

4ª posição - Viação Penha - 5,1 anos

3ª posição - São Paulo - 3,68 anos

2ª posição - Via Metro - 3,52 anos

1ª posição -Vitória - 2,87 anos


Observações da pesquisa

A Equipe MOB Ceará contabilizou 3 veículos da Via Metro do ano 2010 e 3 da São Paulo com anos 2009 e 2010. Apesar dos veículos operarem em linhas municipais, a equipe de busólogos os consideram como metropolitanos devido os veículos ainda serem cadastrados em linha regular e manter uma certa frequência nas linhas metropolitanas, em casos especiais.

A idade média foi calculada mediante o ano de fabricação dos chassis.

Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor