MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Saiba quantos ônibus a gigante Gontijo possui MS Turismo renova frota com Caio Solar 2013 Viação Penha se mantém com a 4ª frota mais nova João Pessoa-PB renovando a frota com Torino São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

domingo, 7 de maio de 2017

CCTC & CCTChopp: Empresário restaura Ciferal Urbano em homenagem à extinta empresa CCTC de Campinas/SP.

A CCTC – Cia. Campineira de Transporte Coletivo foi uma empresa que atuou no transporte urbano da cidade de Campinas/SP entre 1951 e 1989.

GM ODC 210 – DÉC. 1950

A empresa foi um dos setores urbanos da famosa Viação Cometa S.A., de São Paulo/SP. O outro setor urbano do grupo atuava na cidade de Ribeirão Preto/SP.

CIFERAL URBANO SCANIA B110 – DÉC 1970


Uma grande curiosidade sobre a CCTC, talvez a maior delas, foi que a empresa possuiu exclusivos ônibus com carroceria fabricada pela CMA – Cia. Manufatureira Auxiliar em 1985. A CMA, por sua vez, também fazia parte do grupo de empresas comandadas pela Viação Cometa, e fora criada no começo da década de 1980 após a falência da encarroçadora carioca Ciferal. A CMA fabricou os famosos e exclusivos ônibus rodoviários Flecha Azul da Viação Cometa.

CMA URBANO SCANIA BR116 – DÉC. 1980

A CCTC foi extinta em 1989 após uma grande reformulação do transporte urbano em Campinas. A CMA, por sua vez, foi extinta após a venda da Viação Cometa S.A. para a JCA Holding/ Auto Viação 1001, em 1989.

O CCTChopp – a CCTC foi tão marcante na história de Campinas que um empresário da cidade restaurou um Ciferal Urbano da década de 1970 e transformou o veículo numa chopperia sobre rodas. O veículo, caracterizado com a identidade visual da época, foi batizado de CCTChopp, e atua em diversos tipos de eventos, como feiras temáticas, exposições de automóveis antigos e shows diversos. Eventualmente o CCTChopp também fica estacionado em logradouros no Centro da cidade de Campinas.






Além do Ciferal Urbano, o empresário campineiro também restaurou um monobloco Mercedes-Benz O-365, eventualmente utilizado em passeios e exposições do segmento antigomobilista.


Fonte: MOB Ceará
Redação/Colaboração: Marinaldo Júnior (RJ)

2 comentários:

francisco chagas disse...

EITA OS AMIGOS FORAM LONGE!

Edson Feijo disse...

Boa matéria
Parabéns

Tradutor