São Benedito oferece visita ao MOB Ceará Viação Penha com ótimos índices Viaje no tempo com uma miniatura da Angelim Para os amantes das relíquias, conheça nosso blog especializado MOB visita Viação Princesa e as duas garagens da Vega

domingo, 12 de março de 2017

Pássaro Marron: Várias empresas dentro de uma grande companhia (1ª parte)

A Empresa de Ônibus Pássaro Marron é uma das mais antigas e tradicionais empresas de transporte de passageiros do país, completando neste ano 82 anos de existência.

A empresa atua na Região Metropolitana de São Paulo, em todo o Vale do Paraíba e algumas cidades do Sul de Minas. Ela tem sua sede histórica em Guaratinguetá/SP (Vale do Paraíba), onde existe um mini-museu com alguns ônibus antigos preservados; e tem a sede administrativa em Guarulhos/SP, cidade vizinha à capital.

Devido à grande área de atuação, a empresa possui vários setores operacionais, sendo suas linhas geridas por três órgãos distintos: 1- EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos); 2- ARTESP (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e 3 – ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Em função dessas divisões operacionais, a Pássaro Marron opera com duas pinturas e quatro códigos numéricos diferentes.

Na matéria de hoje o MOB Ceará vai focar na operação “ARTESP/ANTT" da empresa, que operam com a mesma frota, pintura e código numérico.

As linhas sob concessão da “ARTESP/ANTT” ligam a capital São Paulo às cidades do Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais. A frota das linhas “ARTESP/ANTT” é composta basicamente de Marcopolo Viaggio G7 e Busscar Vissta Buss.

Uma curiosidade: a ARTESP tem uma exigência de que as empresas tenham algum detalhe na pintura que diferencie a frota das linhas regulares (identificada com um adesivo “R” vermelho no para brisa – foto carro 5031) da frota que realiza fretamento (identificada com um adesivo “F” amarelo – foto carro 5017). 

Pode-se notar que o Vissta Buss 5017, identificado como fretamento, tem o para choque na cor prata bem como parte da “saia” entre os eixos, diferente do 5031 , todo vermelho. Confira:

Em comemoração aos 80 anos da empresa completados em 2015, e seguindo o movimento das pinturas “retrô” em várias empresas, foi aplicada uma plotagem com a pintura da década de 1960 num modelo Paradiso G7, que fez grande sucesso.

Encerrando essa primeira parte da matéria sobre a Pássaro Marron, vale conferir uma evolução simplificada da pintura da empresa ao longo do tempo.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Marinaldo Júnior (RJ)

3 comentários:

Michel de Souza disse...

Na verdade, as linhas para o sul de Minas, são geridas pela ANTT, por se tratarem de linhas interestaduais!

francisco chagas disse...

GOSTEI MUITISSIMO DESSA MATÉRIA, SOBRE O TRANSPORTE PAULISTA ENVOLVENDO A PASSARO MARRON, EMPRESA QUE CONHEÇO DESDE 71, E QUE OUVI FALAR SOBRE EM 60, POR UMA GRANDE EMPRESA, QUE OPERA EM VARIAS REGIÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO.

francisco chagas disse...

MUITO INTERESSANTE O SISTEMA METROPOLITANO PAULISTA, GERIDA PELA EMTU TEM UMA GRANDE ABRANGENÇIA NO ESTADO DE SÃO PAULO.

Tradutor