Scania L113CL em Fortaleza

Em 1989, a Scania projetava um ônibus urbano com piso mais baixo que o modelo K112, que era vendido para todas as aplicações.

Foi então que em 1991 surgiram no mercado as primeiras unidades do modelo L113CL, um dos chassis mais vendidos da marca sueca no Brasil. Em Fortaleza diversas empresas adquiriram o chassi para aplicação urbana, devido a exigência da prefeitura de carros mais robustos, e com suspensão-a-ar. A campeã de compras do modelo foi a Autoviária São Vicente de Paulo, que manteve suas últimas unidades em operação até o ano de 1999, quando já havia ocorrido sua cisão e a Rota Sol manteve esses últimos carros.


Além desta, diversas empresas como: Expresso Timbira, Cialtra, Bons Amigos, Iracema, Transpessoa e São José também fizeram suas encomendas junto a Cequip, que naquela época representava a Scania no Ceará e se localizava na Br116 Km 5, próximo a diversas empresas de logística.





Atualmente é visto apenas um desses ônibus em Fortaleza, que estava em operação até algumas semanas atrás. O carro é um Marcopolo Torino 1991 que pertenceu a Transpessoa sob o prefixo 13151. Ele foi comprado em 1996, e seu dono mantém ele até hoje. O ônibus sempre é visto levando fiéis de algumas igrejas. Como pode ser observado em sua frente, aparecem algumas marcas de cor laranja, o que significa que ele recebeu a pintura laranja circular do SIT-For logo quando chegou. Confira como ele está hoje:




Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcísio Santos

6 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Queria que fizeste a linha do dia da linha 637 cj Maria Tomásia Santa Filomena aqui do terminal de messejana Onde os carros efetivos são o 35106 e 35259 ambos são de fabricação 2011 e se puder fazer também da linha 670.SITIO são João centro expresso

    ResponderExcluir
  2. vcs sabem se tem algum destes ainda em atividade como particular,

    ResponderExcluir
  3. Andei mt nesses carros na decada d 90,mts empresas d Fortaleza tinham esses carros c chassi Scania.
    Epoca gloriosa do transporte da capital.

    ResponderExcluir
  4. Esses carros eram muito confortáveis. Ronco do motor agradava os meus ouvidos.

    ResponderExcluir
  5. Último licenciamento foi em 2010, por onde anda essa máquina?????

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال