São Benedito oferece visita ao MOB Ceará Viação Penha com ótimos índices Viaje no tempo com uma miniatura da Angelim Para os amantes das relíquias, conheça nosso blog especializado MOB visita Viação Princesa e as duas garagens da Vega

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

MOB Ceará realiza visita técnica na Cequip

Na manhã da última quarta-feira 07 alguns participantes do grupo MOB Ceará tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da concessionária Volkswagen no Ceará, a CEQUIP.


A reunião ocorreu por volta das 8:30h da manhã, e contou com cerca de 25 busólogos. Logo nos primeiros momentos, o representante comercial Ricardo William deu as boas vindas aos busólogos e demonstrou bastante satisfação em receber os convidados. Após a apresentação, os busólogos seguiram para conhecer os produtos que são vendidos pela concessionária e receberam algumas explicações sobre as empresas do grupo Volkswagen.






O grupo Volkswagen é composto pelas seguintes empresas: Volkswagen, Audi, Skoda, Seat, Porsche, VW Veículos Comerciais, MAN e Scania. Até outubro de 2016, o grupo atingiu no acumulado de 8,5 milhões de unidades vendidas, registrando alta de 2,6% sobre o mesmo período do ano anterior. O crescimento é motivado, sobretudo, pelos bons resultados na Ásia e Europa.

Os busólogos tiraram suas dúvidas sobre a operação de envolveu a aquisição da MAN sobre parte da Volkswagen do Brasil. O gerente comercial explicou que a estratégia foi uma forma da Volkswagen ter sua própria tecnologia nos ônibus e caminhões brasileiros. Como a MAN é uma marca estrangeira, seria inviável importar os motores para o Brasil e, com isso, a ''venda'' fez com que a MAN se nacionalizasse, e assim a marca ganharia mais competitividade no mercado bem como a possibilidade de comercializar um chassi 100% Volkswagen, deixando de usar os motores MWM.


Em seguida, os fanáticos por ônibus se dirigiram ao auditório da CEQUIP, e tiveram uma apresentação do chassi Volkswagen 17-260 OD, que foi ministrada por Henrique Silva, que é monitor de pós-venda de ônibus. A apresentação que deveria ser algo mais simples, gerou um longo debate de forma bem agradável, onde o representante explicou o funcionamento do motor diesel com tecnologia EGR de emissão de gases, e os busólogos compartilharam suas observações sobre a operação dos motoristas de Fortaleza com os chassis da marca alemã.





Foram abordados algumas vantagens do chassi 17-260 OD, que está sendo utilizado por algumas empresas de ônibus urbano de Fortaleza, sob carrocerias de 13,2 metros. Um dos pontos positivos é a força na roda da 1ª marcha, que dá uma maior agilidade do veículo em manobras  no anda-e-pára do trânsito pesado, e nas saídas do embarque e desembarque dos pontos de ônibus, resultando em menores tempo de viagens e maior produtividade do veículo.



Henrique frisou algumas das vantagens de se usar um motor que não utiliza o aditivo Arla 32, visto que dispensa a necessidade de mais um tanque na garagem, reduz o peso do veículo, entre outros.


Depois do debate os busólogos saborearam de um recheado lanche, cortesia que a concessionária fez questão de ofertar. Alguns brindes foram entregues aos presentes e após isso o evento finalizou.



O MOB Ceará agradece a todos os colaboradores da concessionária CEQUIP de Fortaleza, que reservaram um pouco de seu tempo para receber os amantes do ônibus de Fortaleza e região metropolitana. A equipe acredita que é importante para a história do transporte momentos ricos como este, de conhecimento e troca de experiências.


Redação: Narcísio Santos
Edição de fotos: Vieira Santos/Roger Gomes

Nenhum comentário:

Tradutor