MOB Ceará realiza visita técnica na Cequip

Na manhã da última quarta-feira 07 alguns participantes do grupo MOB Ceará tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da concessionária Volkswagen no Ceará, a CEQUIP.


A reunião ocorreu por volta das 8:30h da manhã, e contou com cerca de 25 busólogos. Logo nos primeiros momentos, o representante comercial Ricardo William deu as boas vindas aos busólogos e demonstrou bastante satisfação em receber os convidados. Após a apresentação, os busólogos seguiram para conhecer os produtos que são vendidos pela concessionária e receberam algumas explicações sobre as empresas do grupo Volkswagen.






O grupo Volkswagen é composto pelas seguintes empresas: Volkswagen, Audi, Skoda, Seat, Porsche, VW Veículos Comerciais, MAN e Scania. Até outubro de 2016, o grupo atingiu no acumulado de 8,5 milhões de unidades vendidas, registrando alta de 2,6% sobre o mesmo período do ano anterior. O crescimento é motivado, sobretudo, pelos bons resultados na Ásia e Europa.

Os busólogos tiraram suas dúvidas sobre a operação de envolveu a aquisição da MAN sobre parte da Volkswagen do Brasil. O gerente comercial explicou que a estratégia foi uma forma da Volkswagen ter sua própria tecnologia nos ônibus e caminhões brasileiros. Como a MAN é uma marca estrangeira, seria inviável importar os motores para o Brasil e, com isso, a ''venda'' fez com que a MAN se nacionalizasse, e assim a marca ganharia mais competitividade no mercado bem como a possibilidade de comercializar um chassi 100% Volkswagen, deixando de usar os motores MWM.


Em seguida, os fanáticos por ônibus se dirigiram ao auditório da CEQUIP, e tiveram uma apresentação do chassi Volkswagen 17-260 OD, que foi ministrada por Henrique Silva, que é monitor de pós-venda de ônibus. A apresentação que deveria ser algo mais simples, gerou um longo debate de forma bem agradável, onde o representante explicou o funcionamento do motor diesel com tecnologia EGR de emissão de gases, e os busólogos compartilharam suas observações sobre a operação dos motoristas de Fortaleza com os chassis da marca alemã.





Foram abordados algumas vantagens do chassi 17-260 OD, que está sendo utilizado por algumas empresas de ônibus urbano de Fortaleza, sob carrocerias de 13,2 metros. Um dos pontos positivos é a força na roda da 1ª marcha, que dá uma maior agilidade do veículo em manobras  no anda-e-pára do trânsito pesado, e nas saídas do embarque e desembarque dos pontos de ônibus, resultando em menores tempo de viagens e maior produtividade do veículo.



Henrique frisou algumas das vantagens de se usar um motor que não utiliza o aditivo Arla 32, visto que dispensa a necessidade de mais um tanque na garagem, reduz o peso do veículo, entre outros.


Depois do debate os busólogos saborearam de um recheado lanche, cortesia que a concessionária fez questão de ofertar. Alguns brindes foram entregues aos presentes e após isso o evento finalizou.



O MOB Ceará agradece a todos os colaboradores da concessionária CEQUIP de Fortaleza, que reservaram um pouco de seu tempo para receber os amantes do ônibus de Fortaleza e região metropolitana. A equipe acredita que é importante para a história do transporte momentos ricos como este, de conhecimento e troca de experiências.


Redação: Narcísio Santos
Edição de fotos: Vieira Santos/Roger Gomes

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال