REDES:

_

Ceará Diesel enfatiza DD's da Marcopolo e Busscar em Happy Hour Neuri Tur convida busólogos para aproximação Sindiônibus convida MOB Ceará para conversa sincera sobre mobilidade urbana MOB Ceará visita as instalações da Ferrari JG - Marcopolo MOB confere novos micros e rodoviários da Princesa Busólogos conhecem DD de 15 metros da Neqta

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Expresso Cearense e sua história contada por um filho do fundador

Nathan Gomes Botelho, um dos principais personagens da história do transporte coletivo cearense, iniciou sua vida no interior do Maranhão, mais precisamente na cidade de Balsas.


Ele trabalhava fazendo diversos serviços, até que comprou um burro, que pouco depois vendeu e foi fazendo sua vida.

Nathan foi morar em São Paulo, e começou a trabalhar na Viação Cometa. Seu desejo de ser motorista era evidente, até que conseguiu realiza-lo.



Após algum tempo, o saudoso Nathan Gomes viu a necessidade de empreender. Ele saiu da Cometa, comprou um ônibus velho e criou a linha São Paulo x Crato.


Seus amigos o esnobavam, dizendo que ele teria deixado de dirigir ônibus modernos para rodar em carros velhos, porém ele se defendia afirmando que "era melhor rodar em ônibus velho dele do que carros novos dos outros", e assim continuou em sua trajetória.



Em 1974, o empresário decidiu vender a Expresso Cearense, e montou a Brasileiro, cobrindo linhas da região norte do Ceará com rotas intermunicipais.


As linhas intermunicipais do audacioso empreendedor fez da Brasileiro uma das principais empresas do segmento intermunicipal e metropolitano do Ceará. Nathan Gomes Botelho faleceu em 2003, mas sua história é lembrada toda vez que alguém vê um ônibus das empresas de seus filhos, inclusive a Litorânea, do Maranhão.


E hoje, um colecionador resolveu adquirir um dos ônibus da família para homenagear o saudoso Nathan. Um Marcopolo Viaggio GV 1000 está sendo reformado e ganhou o nome da Expresso Cearense e um prefixo fictício. O MOB foi até a garagem para conferir os retoques finais da reforma. Confira em primeira mão:







Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcisio Santos
Revisão: Arthur Mikael
Agradecimentos: Dilermano Botelho

6 comentários:

  1. Que matéria sensacional! Fatos históricos muito bem ilustrados com raríssimas imagens e um final surpreendente! Agora ficou a curiosidade de ver o GV 1000 com a pintura da empresa!

    ResponderExcluir
  2. O MOB como sempre nos surpreendendo com matérias muito bem feitas e inéditas! Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos a todos. O MOB sempre buscou ser diferente. Ao invés de fazer reprises por cima de reprises, preferimos contar histórias inéditas e fora do que a maioria já conhece. O bom da busologia é o conhecimento de novas histórias.

    ResponderExcluir
  4. Bela matéria para um Grande Homem,Pai,Amigo,irmão e Tio,
    Valeu tio Natan...

    ResponderExcluir
  5. primeiro o expresso de luxo agora a cearense proxima expresso fortaleza q


    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected]
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.