Expresso Cearense e sua história contada por um filho do fundador

Nathan Gomes Botelho, um dos principais personagens da história do transporte coletivo cearense, iniciou sua vida no interior do Maranhão, mais precisamente na cidade de Balsas.


Ele trabalhava fazendo diversos serviços, até que comprou um burro, que pouco depois vendeu e foi fazendo sua vida.

Nathan foi morar em São Paulo, e começou a trabalhar na Viação Cometa. Seu desejo de ser motorista era evidente, até que conseguiu realiza-lo.



Após algum tempo, o saudoso Nathan Gomes viu a necessidade de empreender. Ele saiu da Cometa, comprou um ônibus velho e criou a linha São Paulo x Crato.


Seus amigos o esnobavam, dizendo que ele teria deixado de dirigir ônibus modernos para rodar em carros velhos, porém ele se defendia afirmando que "era melhor rodar em ônibus velho dele do que carros novos dos outros", e assim continuou em sua trajetória.



Em 1974, o empresário decidiu vender a Expresso Cearense, e montou a Brasileiro, cobrindo linhas da região norte do Ceará com rotas intermunicipais.


As linhas intermunicipais do audacioso empreendedor fez da Brasileiro uma das principais empresas do segmento intermunicipal e metropolitano do Ceará. Nathan Gomes Botelho faleceu em 2003, mas sua história é lembrada toda vez que alguém vê um ônibus das empresas de seus filhos, inclusive a Litorânea, do Maranhão.


E hoje, um colecionador resolveu adquirir um dos ônibus da família para homenagear o saudoso Nathan. Um Marcopolo Viaggio GV 1000 está sendo reformado e ganhou o nome da Expresso Cearense e um prefixo fictício. O MOB foi até a garagem para conferir os retoques finais da reforma. Confira em primeira mão:







Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcisio Santos
Revisão: Arthur Mikael
Agradecimentos: Dilermano Botelho

13 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Que matéria sensacional! Fatos históricos muito bem ilustrados com raríssimas imagens e um final surpreendente! Agora ficou a curiosidade de ver o GV 1000 com a pintura da empresa!

    ResponderExcluir
  2. O MOB como sempre nos surpreendendo com matérias muito bem feitas e inéditas! Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos a todos. O MOB sempre buscou ser diferente. Ao invés de fazer reprises por cima de reprises, preferimos contar histórias inéditas e fora do que a maioria já conhece. O bom da busologia é o conhecimento de novas histórias.

    ResponderExcluir
  4. Bela matéria para um Grande Homem,Pai,Amigo,irmão e Tio,
    Valeu tio Natan...

    ResponderExcluir
  5. primeiro o expresso de luxo agora a cearense proxima expresso fortaleza q


    ResponderExcluir
  6. Parabéns uma bela e merecida homenagem a esse Cearense, íntegro que nos deixa um grande legado Gratidão!! Amigo QUERIDO, seja LUZ 💥👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo a matéria , merecida homenagem ,e orgulho de ser Cearense....

    ResponderExcluir
  8. Que história linda da Expresso cearense pois vim nela e 1973 para Rio de Janeiro sou Francisco porto rosa São gonçalo r j

    ResponderExcluir
  9. A compra da Expresso foi feita pela Pensatur.Tempos atrás recebi cópia do contrato de venda

    ResponderExcluir
  10. vide, que a 3ª e 4ª FOTOS, essas foram feitas na cidade do CRATO; A 3ª na rua João Pessoa, haja vista, apesar da destruição da casa, para instalar uma Loja, o sobradinho permanece - e a 4ª foto, é na Praça da Sé, mesmo local que foi fotografado o outro veículo com a carroçaria Pasula (Relíquia) - bem como, observem, na 7ª foto, a Numeração da Linha - 9 - para Massapê, a primeira que o Órgão do Governo utilizou para as devidas Autorizações da época, considerando: 1 - Sobral, 2 Cedro, 3 Crato, 4 Icó, 5 Brejo Santo, 6 Campos Sales, 7 Várzea Alegre, 8 Iguatu, 9 Massapê, 10 Ipu, et alli ...

    ResponderExcluir
  11. observem MAIS: o veículo de Numeração 15, foi Licenciado sua Placa em Juazeiro; o veículo com a Numeração 17, o Licenciamento da Placa foi realizada no Crato; outro com a Numeração 19, o Licenciamento da Placa, pelo formato poderá ser São Paulo; enquanto, o veículo com a Numeração 22, NÃO mostra Placa Afixada - bem como, ainda NÃO encontrei algo comum à década de 1960, os 2 Licenciamentos para os veículos Ônibus, que circulavam nas Linhas Interestaduais - da Origem e o Destino - a exemplo, que vi, quando criança, em veículo da Viação Varzealegrense, uma placa com Licença do Crato, ao Lado de outra, com Licença de São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Brasileiro rodou esporadicamente em paraipaba e Trairi nos anos 90. Na época a duas disputavam as linhas, hj em dia, nenhuma empresa se interessa pela licitação.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال