13 anos da família ''Abreu Carlos'' no SIT-For

Foi em 21 de Dezembro de 2003 que todos os usuários, busólogos e operadores do transporte coletivo tiveram a certeza de que a Autoviária Freitas havia sido comprada. Na ocasião, os mais novos detentores das linhas da empresa eram Marcelo Joseme Abreu Carlos, Marco Petrônio Abreu Carlos e Marcus Vinícius Abreu Carlos, que foram proprietários da empresa VIPU.


A aquisição da empresa de Paulo Maria de Freitas, (que inclusive faleceu em 2016) se deu um mês antes, e os empresários já estavam substituindo a frota defasada da Autoviária Freitas com veículos usados das empresas Via Urbana e Viação Fortaleza. No dia 21/12/03 então apareceu o nome da empresa - Viação Cidade Luz.


Na mesma data a empresa saiu da garagem da empresa adquirida e alugou a garagem da Empresa Salete, que havia sido adquirida pelo dono da São Francisco. A Cidade Luz mantinha 51 tabelas de horários e cerca de 5 veículos reservas, e ainda mantinha alguns ônibus da Autoviária Freitas alugados, até receber os veículos novos e usados que estava comprando.


Em 2004 os primeiros ônibus novos da empresa foram escalados na linha 367-Conj. Ceará/Bom Jardim, e possuíam o chassi Mercedes-Benz LO-812 e carroceria Marcopolo Sênior. Os micros foram enumerados de 40461, 40462 e 40463, logo em seguida chegaram 7 ônibus maiores, do modelo Torino.


No mesmo ano, a Viação Cidade Luz expandiu, e adquiriu 9 tabelas da Viação Costa do Sol, onde foi possível ver os carros da empresa por quase toda a cidade, com linhas complementares de terminais para terminais ou para zona nobre de Fortaleza.


Passando mais adiante a família adquiriu em 2008 a Fretcar, da família Barcelos, o que tornou o grupo mais forte no estado cearense, passando de uma frota de 71 veículos para mais de 130 veículos, operando nos segmentos urbano, metropolitano e rodoviário.

Para fortificar ainda mais sua presença no transporte cearense, a família decidiu renomear a Viação Cidade Luz para Fretcar. O fato ocorreu no final de 2010. Depois de 30 anos de experiência no transporte, a família Abreu Carlos resolveu adquirir ônibus da Caio, que foi uma grande novidade na busologia cearense.


O MOB Ceará parabeniza a todos os integrantes da Fretcar Transportes  por esses 13 anos de atuação ininterrupta no transporte urbano de Fortaleza.



Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcísio Santos

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Muito importante essa matéria, aí vemos a história de uma família pioneira, no tranporte urbano em FORTALEZA, e transformou a empresa para outro pproprietários cearenses, aí vemos que o espírito cearense em transportes urbanos continua a operar na capital cearense, com muita eficiência no SIF, e no transporte metropolitano e rodoviário intermunicipal. Empresas genuinamente cearense.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال