São Benedito oferece visita ao MOB Ceará Viação Penha com ótimos índices Viaje no tempo com uma miniatura da Angelim Para os amantes das relíquias, conheça nosso blog especializado MOB visita Viação Princesa e as duas garagens da Vega

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

13 anos da família ''Abreu Carlos'' no SIT-For

Foi em 21 de Dezembro de 2003 que todos os usuários, busólogos e operadores do transporte coletivo tiveram a certeza de que a Autoviária Freitas havia sido comprada. Na ocasião, os mais novos detentores das linhas da empresa eram Marcelo Joseme Abreu Carlos, Marco Petrônio Abreu Carlos e Marcus Vinícius Abreu Carlos, que foram proprietários da empresa VIPU.


A aquisição da empresa de Paulo Maria de Freitas, (que inclusive faleceu em 2016) se deu um mês antes, e os empresários já estavam substituindo a frota defasada da Autoviária Freitas com veículos usados das empresas Via Urbana e Viação Fortaleza. No dia 21/12/03 então apareceu o nome da empresa - Viação Cidade Luz.


Na mesma data a empresa saiu da garagem da empresa adquirida e alugou a garagem da Empresa Salete, que havia sido adquirida pelo dono da São Francisco. A Cidade Luz mantinha 51 tabelas de horários e cerca de 5 veículos reservas, e ainda mantinha alguns ônibus da Autoviária Freitas alugados, até receber os veículos novos e usados que estava comprando.


Em 2004 os primeiros ônibus novos da empresa foram escalados na linha 367-Conj. Ceará/Bom Jardim, e possuíam o chassi Mercedes-Benz LO-812 e carroceria Marcopolo Sênior. Os micros foram enumerados de 40461, 40462 e 40463, logo em seguida chegaram 7 ônibus maiores, do modelo Torino.


No mesmo ano, a Viação Cidade Luz expandiu, e adquiriu 9 tabelas da Viação Costa do Sol, onde foi possível ver os carros da empresa por quase toda a cidade, com linhas complementares de terminais para terminais ou para zona nobre de Fortaleza.


Passando mais adiante a família adquiriu em 2008 a Fretcar, da família Barcelos, o que tornou o grupo mais forte no estado cearense, passando de uma frota de 71 veículos para mais de 130 veículos, operando nos segmentos urbano, metropolitano e rodoviário.

Para fortificar ainda mais sua presença no transporte cearense, a família decidiu renomear a Viação Cidade Luz para Fretcar. O fato ocorreu no final de 2010. Depois de 30 anos de experiência no transporte, a família Abreu Carlos resolveu adquirir ônibus da Caio, que foi uma grande novidade na busologia cearense.


O MOB Ceará parabeniza a todos os integrantes da Fretcar Transportes  por esses 13 anos de atuação ininterrupta no transporte urbano de Fortaleza.



Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcísio Santos

2 comentários:

francisco chagas disse...

Muito importante essa matéria, aí vemos a história de uma família pioneira, no tranporte urbano em FORTALEZA, e transformou a empresa para outro pproprietários cearenses, aí vemos que o espírito cearense em transportes urbanos continua a operar na capital cearense, com muita eficiência no SIF, e no transporte metropolitano e rodoviário intermunicipal. Empresas genuinamente cearense.

João Lopes Amaral disse...

falou tudo e isso ai cara

Tradutor