São Benedito oferece visita ao MOB Ceará Viação Penha com ótimos índices Viaje no tempo com uma miniatura da Angelim Para os amantes das relíquias, conheça nosso blog especializado MOB visita Viação Princesa e as duas garagens da Vega

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Os corujões de Fortaleza

Diante de diversas solicitações dos membros da equipe MOB Ceará, o site vai abordar um pouco sobre as linhas de ''corujões'' existentes em Fortaleza, que começam a operar a partir da meia noite e se estendem até 05:00hs da manhã.



Apesar do clima noturno causar medo nas pessoas no dia a dia, nas linhas de ônibus o clima é mais tranquilo. O grande fluxo de passageiros se dá nas duas primeiras viagens das linhas e, o restante da jornada dos motoristas e cobradores é bem mais calmo, muitas vezes realizando as viagens com um ou nenhum passageiro.

O principal público que utiliza as linhas de corujões são funcionários de restaurantes, vigilantes, ambulantes que trabalham em pontos turísticos e, até mesmo, os funcionários de empresas de ônibus, que voltam de suas jornadas para ter o seu descanso. Aos finais de semana o fluxo tem uma maior variabilidade de pessoas, devido as festas noturnas que ocorrem na cidade.

Por questões de segurança, os cobradores aconselham aos passageiros a utilizarem o bilhete único, para amenizar o risco de assaltos tanto no interior do ônibus quanto no desembarque.

Curiosidade

Algumas linhas possuem permutas de empresas periodicamente, alternando a cada 3 ou 6 meses as operadoras. Outra curiosidade é que, até 2006, algumas empresas não possuíam nenhuma linha do tipo ''corujão'', como a São Francisco e Cearense, já extintas do sistema. Após participarem de um consórcio do Sindiônibus, as mesmas começaram a revezar junto a Viação Cidade Luz a linha 063, que teve seu itinerário estendido até o Jardim Jatobá na época.

Confira a lista com todas as linhas de corujão do sistema urbano de Fortaleza.

023-Corujão/Edson Queiroz
033-Corujão/Circular 1
034-Corujão/Paranjana 1
035-Corujão/Paranjana 2
036-Corujão/Conj.Ceará/Papicu/Montese
037-Corujão/Conj.Ceará/Aldeota
039-Corujão/Bez.Menezes
046-Corujão/Conj.Ceará
047-Corujão/José Bastos
048-Corujão/Parangaba/Papicu
054-Corujão/Caça e Pesca
057-Corujão/Jardim Iracema
055-Corujão/Grande Circular 1
056-Corujão/Grande Circular 2
059-Corujão/Sargento Hermínio
058-Corujão/Jardim Guanabara/Nova Assunção
062-Corujão/Conj.Esperança
063-Corujão/Bom Jardim
064-Corujão/Aeroporto/Centro/Rodoviária
065-Corujão/Barroso/Jardim Violeta
090-Corujão/Montese
095-Corujão/José Walter
398-Corujão/José Bastos/Genibau
615-Corujão/Paupina/Lagoa Redonda
620-Corujão/Pedras
665-Corujão/Messejana/Centro


Essa matéria foi enviada pelo membro Yan Viana. Faça semelhante! Procure um dos administradores da equipe MOB Ceará e apresente sua ideia. Dependendo do tema e do conteúdo, a sugestão de pauta é aceita e seu nome será creditado na postagem.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Yan Viana
Revisão/Edição: Narcísio Santos

Um comentário:

Edson Feijo disse...

Fiquei curioso de saber quais as empresas que fazem as linhas mesmos assim foi uma ótima matéria

Tradutor