MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Saiba quantos ônibus a gigante Gontijo possui MS Turismo renova frota com Caio Solar 2013 Viação Penha se mantém com a 4ª frota mais nova João Pessoa-PB renovando a frota com Torino São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Uma história inédita da saudosa Montenegro

Fundada no final da década de 1950, a empresa Montenegro iniciou suas atividades operando em linhas da região da Parangaba. Edival Leite Montenegro, seu fundador, começou no setor com duas caminhonetes que faziam a linha daquele bairro e, em seguida, iniciou suas operações nas linhas Vila Manoel Sátiro e Parque São José.

Nos anos 60, a empresa dividia as operações com a Auto Viação São José, de Antônio da Silva Moura, onde as vagas eram divididas ao meio entre as empresas. Na época, os motoristas ganhavam por comissão e haviam muitos desentendimentos entre os concorrentes, fazendo com que os dois empresários sentassem na mesa e acordassem o seguinte trato: cada empresa iria operar sozinha nas linhas do Vila Manoel Sátiro e Parque São José por 15 dias e, assim, os problemas foram solucionados.

Quando surgiu a linha do Conjunto Esperança, as duas empresas deveriam ter a concessão mas, segundo Ediberto Leite, filho do saudoso empresário da Montenegro, o senhor Antônio Moura abriu mão de sua parte na linha, pois para ele o seu Edival tinha mais necessidade, por ter mais filhos para sustentar. E a Montenegro, na época, encomendou 8 carros novos para assumir a nova rota.

Passaram-se os anos e logo a empresa de seu Edival foi crescendo rapidamente, com a criação de novas linhas e conquistas de concessões de linhas complementares, que partiam dos terminais Siqueira e Parangaba, ligando pontos nobres da cidade.
Seu crescimento foi causado pela criação de grandes conjuntos habitacionais na região do Aracapé, Conjunto Esperança e adjacências.

Em 2004 a empresa foi dividida, e entrou em operação a Asa Azul, com um percentual menor de tabelas.  As duas empresas operaram até 2012, quando a prefeitura adiantou o processo licitatório onde as companhias não participaram.

Na manhã de ontem, dois representantes da equipe MOB Ceará receberam autorização para visitar a garagem da extinta Montenegro Transportes, para ver de perto os carros que ainda estão por lá. A lembrança viva da empresa que possuía as linhas mais lucrativas de Fortaleza vai lhe emocionar. Confira:

Fonte: MOB Ceará
Redação/Revisão: Narcísio Santos/Ismael Bernardino
Edição de fotos; Ismael Bernardino   

9 comentários:

angelucia araujo disse...

Morava em Parangaba e sempre viajeei nas duas empresas.Fui visinha do sr Antonio Moura,depois inquilina.Morei em uma das casas dele até comprar minha propria casa,Homem digno e correto.


Daywid Fernandes disse...

Grande matéria.... Me emocionou mesmo... Empresa como essa será difícil de ver novamente.

sergio holanda disse...

Saudosa e Eterna 11. O Cj.Esperança. Senti sua Falta! 😢

Jc Pcp disse...

Demais, estes carros estão ficando velhos, que pena.

fran chagas disse...

É TRISTE MUITOS EMPRESARIOS DE FORTALEZA, FICARAM NESSA SITUAÇÃO, COMPRARAM CARROS NOVOS E FICARAM DE FORA,HOMENS QUE COMEÇARAM COM UM OU DOIS PRECARIOS CARROS, AVANÇARAM TRABALHANDO, QUANDO A CIDADE ERA MUITO DESPREPARADA PARA TRAFEGO DE ONIBUS EM ALGUMAS LINHAS,

Marinaldo P. D. Junior disse...

Ótima matéria, dá pena ver os carros se acabando!

Gabriel Felipe disse...

Excelente matéria e ótimos registros. Algum desses carros ainda funciona?

Leandro Farias Bezerra disse...

Fui cobrador na década de 90 das linhas conj.esperanca e aracapé
realmente me emocionou muito essa matéria.

Leandro Farias Bezerra disse...

Fui cobrador na década de 90 das linhas conj.esperanca e aracapé
realmente me emocionou muito essa matéria.

Tradutor