MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Uma história inédita da saudosa Montenegro

Fundada no final da década de 1950, a empresa Montenegro iniciou suas atividades operando em linhas da região da Parangaba. Edival Leite Montenegro, seu fundador, começou no setor com duas caminhonetes que faziam a linha daquele bairro e, em seguida, iniciou suas operações nas linhas Vila Manoel Sátiro e Parque São José.

Nos anos 60, a empresa dividia as operações com a Auto Viação São José, de Antônio da Silva Moura, onde as vagas eram divididas ao meio entre as empresas. Na época, os motoristas ganhavam por comissão e haviam muitos desentendimentos entre os concorrentes, fazendo com que os dois empresários sentassem na mesa e acordassem o seguinte trato: cada empresa iria operar sozinha nas linhas do Vila Manoel Sátiro e Parque São José por 15 dias e, assim, os problemas foram solucionados.

Quando surgiu a linha do Conjunto Esperança, as duas empresas deveriam ter a concessão mas, segundo Ediberto Leite, filho do saudoso empresário da Montenegro, o senhor Antônio Moura abriu mão de sua parte na linha, pois para ele o seu Edival tinha mais necessidade, por ter mais filhos para sustentar. E a Montenegro, na época, encomendou 8 carros novos para assumir a nova rota.

Passaram-se os anos e logo a empresa de seu Edival foi crescendo rapidamente, com a criação de novas linhas e conquistas de concessões de linhas complementares, que partiam dos terminais Siqueira e Parangaba, ligando pontos nobres da cidade.
Seu crescimento foi causado pela criação de grandes conjuntos habitacionais na região do Aracapé, Conjunto Esperança e adjacências.

Em 2004 a empresa foi dividida, e entrou em operação a Asa Azul, com um percentual menor de tabelas.  As duas empresas operaram até 2012, quando a prefeitura adiantou o processo licitatório onde as companhias não participaram.

Na manhã de ontem, dois representantes da equipe MOB Ceará receberam autorização para visitar a garagem da extinta Montenegro Transportes, para ver de perto os carros que ainda estão por lá. A lembrança viva da empresa que possuía as linhas mais lucrativas de Fortaleza vai lhe emocionar. Confira:

Fonte: MOB Ceará
Redação/Revisão: Narcísio Santos/Ismael Bernardino
Edição de fotos; Ismael Bernardino   

9 comentários:

angelucia araujo disse...

Morava em Parangaba e sempre viajeei nas duas empresas.Fui visinha do sr Antonio Moura,depois inquilina.Morei em uma das casas dele até comprar minha propria casa,Homem digno e correto.


Daywid Fernandes disse...

Grande matéria.... Me emocionou mesmo... Empresa como essa será difícil de ver novamente.

sergio holanda disse...

Saudosa e Eterna 11. O Cj.Esperança. Senti sua Falta! 😢

Jc Pcp disse...

Demais, estes carros estão ficando velhos, que pena.

fran chagas disse...

É TRISTE MUITOS EMPRESARIOS DE FORTALEZA, FICARAM NESSA SITUAÇÃO, COMPRARAM CARROS NOVOS E FICARAM DE FORA,HOMENS QUE COMEÇARAM COM UM OU DOIS PRECARIOS CARROS, AVANÇARAM TRABALHANDO, QUANDO A CIDADE ERA MUITO DESPREPARADA PARA TRAFEGO DE ONIBUS EM ALGUMAS LINHAS,

Marinaldo P. D. Junior disse...

Ótima matéria, dá pena ver os carros se acabando!

Gabriel Felipe disse...

Excelente matéria e ótimos registros. Algum desses carros ainda funciona?

Leandro Farias Bezerra disse...

Fui cobrador na década de 90 das linhas conj.esperanca e aracapé
realmente me emocionou muito essa matéria.

Leandro Farias Bezerra disse...

Fui cobrador na década de 90 das linhas conj.esperanca e aracapé
realmente me emocionou muito essa matéria.

Tradutor