MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Curiosidade: As duas maiores e as três menores empresas de Fortaleza

Nesta pesquisa de curiosidades, o MOB Ceará vai desvendar aos seus milhares de leitores quais são as duas maiores e as três menores empresas de transporte urbano da capital cearense.

As 12 empresas de ônibus de Fortaleza contam com uma frota de, exatamente, 2035 veículos. Além deste total, o sistema possui 7 ônibus que fazem parte do serviço seletivo Top Bus Jardineira, que é administrado pela Via Urbana e os micro ônibus do transporte complementar, cuja esta equipe não conseguiu captar a quantidade correta dos veículos operantes.



Dentre os 2035 ônibus citados, a empresa que possui a maior participação deste montante é a Vega Transportes, com 320 ônibus, o que é equivalente a cerca de 15,8% da frota, seguida da Viação Urbana que possui 270 ônibus em sua frota convencional, sem contabilizar o serviço Top Bus. A participação da Via Urbana na frota total é de 13,3%.




Já as três menores empresas foram selecionadas por ordem decrescente na quantidade de veículos, classificando primeiro a Santa Maria, que mantém 100 ônibus no sistema.


A penúltima empresa do sistema em relação ao porte é a Aliança Transportes, que possui 93 ônibus em circulação. A frota da empresa representa 4,6% do total de ônibus do sistema convencional urbano.


E a menor empresa no momento é a Terra Luz Transportes, que atua no sistema há quase 13 anos e possui uma frota de 60 veículos. A empresa possui uma participação equivalente a 2,9% do total de frota informado pela equipe MOB. Vale ressaltar que todos os resultados não avaliam a quantidade de micro ônibus de cada empresa, analisando apenas a quantidade total da frota.



Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor