MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Saiba quantos ônibus a gigante Gontijo possui MS Turismo renova frota com Caio Solar 2013 Viação Penha se mantém com a 4ª frota mais nova João Pessoa-PB renovando a frota com Torino São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

domingo, 5 de junho de 2016

Matando a saudade: Rio Jaguaribe 520 e 540

No especial ''Matando a saudade'' de hoje, o MOB vai trazer uma recordação do segmento rodoviário, que marcou o pioneirismo da saudosa empresa Rio Jaguaribe no transporte cearense.

Afim de reduzir seus custos e adequar a demanda a uma classe operacional diferente do habitual, a Rio Jaguaribe inovou no setor intermunicipal ao trazer os dois primeiros ''micrões'', no ano de 1997.



Os carros apesar de serem curtos, transportavam 28 passageiros e eram equipados com ar-condicionado e sanitário. Eles foram encarroçados sobre o chassi Volkswagen 16-180 CO, que era usado em carrocerias maiores de 12 metros. Como a Volkswagen não possuía nenhum chassi leve para ônibus, embora tivesse criado nos anos 80, um protótipo denominado de 11-130 CO, que não vingou,  a empresa customizou o seu pedido,  e o chassi veio em um comprimento menor.



Com isso, a Comil entregou o pedido do Versátile encurtado, fazendo com que eles se tornassem os primeiros micrões do estado. Os carros ganharam os prefixos 520 e 540 e realizavam viagens partindo de Fortaleza à Palhano e Limoeiro do Norte, utilizando a rodovia BR-116.

Fonte: MOB Ceará

2 comentários:

Nos-767 disse...

eles faziam as linhas de Palhano (via Pedra) e a linha 79- Russas... só se fossem a Limoeiro em último caso, mesmo pq os Campione salmão chegaram na mesma época e eram os titulares da linha...

Julio César disse...

Se não me engano tanto os Campiones quando esses versatiles operaram no serviço seletivo em Limoeiro do Norte.

Tradutor