Estudantes que solicitarem carteira até 18 de março receberão novo documento antes do vencimento do atual

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que os estudantes que desejam receber a carteira nova antes do vencimento do documento atual (30 de abril), deverão fazer a solicitação até 18 de março. A documentação necessária é declaração de matrícula, cópia do RG ou cópia da certidão de nascimento, acompanhando do RG do responsável, CPF (caso tenha) e comprovante de residência. Após essa data, os estudantes podem continuar solicitando a carteira na sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677), mas receberão fora do prazo da validade do atual documento.



A primeira remessa das carteiras começa a ser entregue a partir da próxima semana nas entidades estudantis e instituições de ensino. Os responsáveis pelas instituições de ensino (escolas e universidades) devem realizar a confirmação de matrícula de seus alunos para que as carteiras sejam entregues. A Etufor não realizará a entrega dos documentos, os estudantes deverão aguardar o recebimento do documento na própria de instituição de ensino.

Para solicitar o documento, os estudantes devem acessar o endereço eletrônico da Etufor (www.fortaleza.ce.gov.br/etufor), podem ir à sede do órgão, de segunda a sexta, de 8h às 16h30, ou na própria instituição de ensino. Lembramos que só devem se dirigir à Etufor, para fazer a biometria ou entregar a documentação, os alunos que estão solicitando pela primeira vez, os novatos ou aqueles que mudaram de instituição e os estudantes de universidades públicas. Os estudantes que já tiverem realizado o cadastramento biométrico anteriormente não precisarão realizá-lo novamente.



Os alunos veteranos das instituições de ensino (escola/universidade) particulares deverão solicitar seu boleto impresso na secretaria da instituição ou pela internet, após o pagamento nas casas lotéricas aguarda carteira na própria escola/universidade. Já os novatos, devem emitir o boleto bancário (pré-cadastro) e encaminhar a documentação para a Etufor bem como realizar o cadastro da biometria facial.

No caso dos alunos da Unifor, os veteranos poderão imprimir o boleto no site da Etufor, realizar o pagamento em uma casa lotérica, anexar a declaração de matrícula e cópia do RG do aluno, comprovante de endereço e devolver toda documentação no Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os alunos também devem possuir o cadastro da biometria facial se ainda não o fez. Os valores das carteiras da rede particular variam entre R$20,00 a R$25,00, dependendo da entidade estudantil que lhe representa. 

Para os alunos da rede pública municipal e estadual, a secretaria da instituição de ensino é encarregada de solicitar a carteira de estudante de 2016 no caso dos alunos de ensino fundamental e médio. O aluno deve procurar a secretaria para confirmar se a solicitação foi realizada e devem fazer o cadastro da biometria facial em um dos postos do Bilhete Único se ainda não o fez.




Para realizar a Biometria facial nos postos do Bilhete único, deverá apresentar um documento com foto e comprovante de endereço atualizado. Os alunos da UFC, UECE e IFCE podem realizar seu pedido através da internet. Basta imprimir a solicitação da gratuidade 2016, anexar os documentos exigidos e devolvê-los na Etufor. O documento estudantil garante o direito à meia passagem ilimitada no transporte público de Fortaleza e a meia cultural, a carteira de estudante tem a função do Bilhete Único incorporada no mesmo cartão. Essa vantagem possibilita fazer integrações no período de duas horas pagando apenas meia passagem, além de dar direito à franquia do Bicicletar.

Fonte: ETUFOR 
Fotos: Google

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال