MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Grupo Guanabara: Conheça um pouco sobre a Estrela Transportes

Dando continuidade a serie “Grupo Guanabara”, hoje o MOB Ceará vai apresentar algumas informações da Transportes Estrela Ltda, que opera nos consórcios Transcarioca e Internorte, na Cidade do Rio de Janeiro.

Fundada no ano de 1951 com o nome de Viação Empresa de Lotações Estrela Ltda, a empresa iniciou suas operações com 18 carros, divididos em 2 linhas. Desde então, a empresa teve diversas mudanças como a razão social que, em 1970 passou a se chamar Transportes Estrela Ltda. No inicio dos anos 90 a empresa foi adquirida pelo Grupo Guanabara, e depois da nova gestão a empresa teve mais facilidade para renovar a sua frota.

Em 1999 a Estrela realizou um teste com um ônibus equipado com ar-condicionado, que possuía o modelo Ciferal Padron Cidade II, montado com o chassi OH-1621LE (Motor Traseiro). No final do ano citado o veiculo foi transferido para sua “irmã” Auto Viação Alpha.

Em 2003 voltou a fazer teste com ônibus ar-condicionado, e desta vez a empresa trouxe um Marcopolo Viale montado sob o chassi OF 1721, com o intuito de trazer de volta seus clientes ''tomados'' pelo transporte clandestino (Kombis e vans). Em 2004 o veiculo foi transferido para a empresa Alpha, com isso a Estrela teve que reduzir seu quadro funcional para se reerguer diante as crises. 
Boa parte de sua frota de ônibus convencionais foi substituída por Micrões e, aos poucos a empresa foi reconquistando os passageiros através das bilhetagens eletrônicas. Vale ressaltar que atualmente todos os carros operantes não tem cobrador e possuem duas catracas.

A empresa vem recebendo alguns veículos de fabricação 2009 da empresa Alpha para suprir os veículos incendiados nos últimos anos, foram incendiados 4 veículos prefixos 82541, 82586, 82612 e 82639 dentre os anos 2013 à 2015.


Atualmente os ônibus são divididos em 7 linhas, sendo 4 do consorcio Transcarioca e 3 do consorcio Internorte. Confira algumas imagens da frota:


Fonte MOB Ceará
Colaboração Marcelo Praz / André Luiz.

2 comentários:

Tradutor