MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Saiba quantos ônibus a gigante Gontijo possui MS Turismo renova frota com Caio Solar 2013 Viação Penha se mantém com a 4ª frota mais nova João Pessoa-PB renovando a frota com Torino São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Permutas reduzirão custos operacionais das empresas

No próximo dia 01 de Dezembro, o sistema urbano de Fortaleza terá uma grande permuta de empresas em algumas linhas.

A mudança não afetará a estrutura das linhas e viagens, e faz parte de algumas medidas que o Sindiônibus tomou para equilibrar a receita das empresas e reduzir os custos com quilometragem morta, aquela onde o ônibus sai da garagem até o ponto inicial da jornada sem passageiros.

O sistema urbano de Fortaleza passou por uma licitação no ano de 2012, e dentro das regras, foi estipulado que cada um dos cinco consórcios operassem com 20% de todo o sistema, priorizando as regiões divididas por lote.


Com isso, há constantemente alterações de frota nas empresas, para que cada uma obtenha o seu percentual pré-definido de todos os custos e lucros do sistema, gerando grandes trocas de linhas, para que elas sejam aproximadas das sedes das empresas, implicando na redução dos custos com combustível, horas trabalhistas e outras variáveis. Os gastos fixos das empresas não sofrem alterações com as medidas.


Algumas linhas foram marcadas por empresas tradicionais, e devido a otimização operacional, algumas tradições serão desfeitas. Um caso especifico, são as linhas 610-Cidade dos Funcionários, 611-Estrada da Cofeco, 625-Parque Manibura/Borges de Melo, que desde o início, são operadas pela Viação Fortaleza, e a partir da data informada, elas serão operadas pela Viação Urbana.

Linhas como a 070-Cuca Barra/Parangaba também deram o que falar nas redes sociais, pois a família Feitosa através das empresas São Vicente de Paulo, Rota Sol e Vega, sempre mantiveram o controle da linha, mas agora esta será operada pela Aliança Transportes, que também vai assumir linhas como a 115 e 212.

Ja em outros casos, algumas linhas voltarão a ter empresas que já operaram anteriormente, como é o caso da linha 401-Montese/Parangaba, que desde 21/03/11 deixou de ser operada pela Viação Fortaleza e passou para a São José. Com a mudança a empresa volta a operar na linha, deixando de operar em rotas como a 603, 633, 820, 629, 635 entre outras.

A Viação Urbana deixará de operar nas linhas 073-Siqueira/Praia de Iracema e 099-Siqueira/Mucuripe via Br. de Studart, entregando o controle para a São José que, por sua vez, entrega a linha 075-Campus do Pici/Unifor para a Via Urbana.




As mudanças são muitas, e estão sendo debatidas na nossa rede social entre busólogos e operadores do transporte. Caso tenha interesse, acesse o nosso Facebook clicando na imagem a seguir.

https://www.facebook.com/groups/equipe.mobceara/

Fonte: MOB Ceará

22 comentários:

BRUNO RODRIGUES disse...

Linhas Como Varjota, Dom Luiz e Parangaba Mucuripe que são operadas a muito tempo pela via urbana , serão permutadas também? e por qual operadora?

MOB CEARÁ disse...

Viação Fortaleza deverá assumir estas, mas a 077 não será alterada

Rafael Oliveira disse...

E as linhas 337, 387 e 397 que fazem rota no jardim Jatobá, tem que mudar, essa empresa que cobre nosso bairro só tem ônibus sucateiros, população não aguenta mais, e além disso, o tempo de demora nos pontos de ônibus chega a quase uma hora de espera!
Tem que trocar.... #ForaCearense

Noticias disse...

A cearense já acabou amigo agora quem tá aí é a São José

Francisco Fernando disse...

Cearense (43) já saiu da 337, 387 e 397 além de mais algumas linhas pois a mesma encerrou suas atividades. 337 e 397 agora são da São José (12) e já a 387 é operada pela Siará Grande (14) e Terra Luz (41).

Samuel Machado disse...

e as linhas como 022 604 609 612 continuarão com a viação fortaleza?

MOB CEARÁ disse...

Sim. Mais informações das demais linhas em nosso grupo no. Facebook. Lá tem muito mais informação

Gabiel Fernandes disse...

073 sendo atendida pela são josé tipo Ann

Gabiel Fernandes disse...

Mais deveriam seriamente tirar a santa cecilia da linha 222-ant bezerra/ant sales/papicu

anonimo disse...

Voces poderiam colocar a lista de linhas que vão ter as empresas trocadas...

MOB CEARÁ disse...

Deixamos no nosso grupo, onde pusemos o link no final da matéria.

Unknown disse...

Galera m coloca no grupo do facebook ou m manda o link de linhas com empresas trocadas

MOB CEARÁ disse...

Para falar a verdade já bloqueamos comentários anônimos pois todos devem se identificar. Analisando a criação de perfis sem nome para comentar as matérias, dificilmente vamos aceitar no grupo. A tendencia inclusive será apagar até esses comentários pois não há do que ae esconder.

Everson Parente disse...

Por gentileza, podem me informar se as linhas 214 e 217 - Estação Pio Saraiva 1 e 2 irão passar pelos procedimentos de mudança de empresa?

Samuel Machado disse...

ela vai deixar de operar nas linhas 603 610 625 633 que tem onibus de duas portas e não acredito que eles vão operar em linhas de terminal

Roberto Costa disse...

Galera m colocar no grupo sou fã da mob ceara

Roberto Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marta Biserra disse...

Agora estas linhas seram da viacao fortaleza

Marta Biserra disse...

Agora estas linhas seram da viacao fortaleza

Gabiel Fernandes disse...

Pergunta só a viação fortaleza que está na linha 038-parangaba/papicu

Gabiel Fernandes disse...

A viação fortaleza tb ficou com algumas tabelas da 029-parangaba/naútico ?

Gabiel Fernandes disse...

A viação fortaleza tb ficou com algumas tabelas da 029-parangaba/naútico ?

Tradutor