Dos 2002 ônibus, Fortaleza já conta com 187 veículos climatizados

O MOB Ceará realizou mais uma pesquisa de frota, afim de saber quantos ônibus equipados com sistema de Ar-condicionado já operam no setor urbano de Fortaleza.


O Sistema urbano de Fortaleza, já conta com 2002 veículos operantes, número que os busólogos contabilizaram sem incluir os veículos do sistema complementar, operado pela COOTRAPS. Deste montante, foram contabilizados 187 ônibus equipados com Ar-condicionado, o que representa cerca de 9,3% da frota.

Porém esse percentual é bem maior quando é contabilizado a quantidade de veículos operantes por empresa e em proporção da frota, e é com base nessa visão que o site MOB Ceará vai apresentar um ranking, que aponta as 7 empresas com a maior fatia de ônibus climatizados em relação à sua frota operante. Confira os resultados:

7° lugar

Na sétima colocação está a Viação Santa Cecília, empresa que ainda lembra a Expresso Timbira na cabeça de muitas pessoas. A empresa conta com 12 veículos climatizados, o que representa 9,75% da sua frota de 123 ônibus.

6º lugar

Dentre as 7 empresas que possuem o maior índice de carros climatizados na frota, destaca-se a Terra Luz, que mesmo sendo a menor empresa do sistema, com apenas 59 veículos, opera até o momento com 6 veículos climatizados, ou seja, 10,16% da frota.

5º lugar

No quinto lugar ficou a Fretcar Transportes, que possui em sua frota de 100 ônibus, um total de 12 carros equipados com Ar-condicionado.

4º lugar

Por pouca diferença da Fretcar, a Auto Viação Dragão do Mar conta com 12,4% de sua frota climatizada. O MOB acredita que o índice vai subir, quando a empresa desativar alguns de seus ônibus 2007 que estão operando pois a empresa recebeu mais 6 novos ônibus nas últimas semanas, e não retirou nenhum carro de frota.


3º lugar

Ocupando o terceiro lugar desta pesquisa, encontra-se a Viação Fortaleza, que possui 31 ônibus climatizados em sua frota de 236 carros, quantidade que representa 13,1 % da frota composta por ônibus mais confortáveis.

2º lugar

Na vice liderança desta pesquisa exclusiva do MOB Ceará, ficou a Maraponga Transportes. A empresa possui uma frota de 120 ônibus, e dentre esse total, já conta com 16 veículos climatizados, ou seja, 13,3% da frota. O percentual é muito aproximado da Viação Fortaleza.


1º lugar

Em primeiro lugar está a Viação Urbana. Um detalhe sobre esse número é que, o MOB contabilizou os 7 ônibus do serviço Top Bus Jardineira, que faz parte da empresa e há pouco mais de dois meses, recebeu autorização de operar com ônibus da Via Urbana em caso de substituição. Com isso, subentende-se que pode-se considerar como uma organização única, com dois serviços diferentes. Da frota de 265 ônibus, a empresa possui 48 veículos climatizados.

As demais empresas que não apareceram na pesquisa, também possuem em operação, veículos equipados com Ar-condicionado, com exceção da Aliança Transportes, que recebeu 8 novos ônibus mas os mesmos ainda não iniciaram suas operações. Para que a base de proporção da pesquisa não fosse incorreta, o MOB não contabilizou novos veículos que ainda estão se preparando para entrar em operação.

Fonte: MOB Ceará

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. E a são José por que não estar nesta pesquisa?

    ResponderExcluir
  2. Devido a empresa ter 256 veículos, e pela proposta da pesquisa, que avalia proporção de frota, ela tem 6,25% da frota climatizada, ou seja, 16 veículos. As empresas citadas na pesquisa possuem uma presença maior até o momento, e como listamos apenas as 7 empresas, a São José ficaria na lista das outras 5 empresas.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال