Dia 13: O dia de ver os ''amarelinhos da Ribamar''

Tradição: "4. Símbolo, memória, recordação, uso, hábito. (Dicionário Priberam)

Tradição é lembrar de um passado em que três símbolos de uma história recente de Fortaleza eram intimamente ligados e vistos corriqueiramente: A Empresa São José de Ribamar, com seus lendários ônibus "amarelinhos", que circulavam no Bairro de Fátima.


Todos os dia 13 do mês, muitos seguidores da igreja católica vão para a igreja de Fátima, para acompanhar as missas celebradas na igreja. Até 2012, muitos que não costumavam ter compromissos na região e visitavam o bairro no emblemático dia, tinham a oportunidade de ver de perto os ônibus mais famosos do sistema urbano de Fortaleza nas últimas décadas. 


Inspirada em um padrão original de companhias do sul do Brasil, a pintura padrão da empresa do empresário João Alberto Leite Barbosa, marcou o sistema urbano de Fortaleza, principalmente na região do bairro Vila União, São João do Tauape e Bairro de Fátima, ostentando as cores da bandeira nacional, um orgulho para o empresário, seus colaboradores e usuários.

O primeiro ônibus com a pintura padrão da empresa chegou em 1968, com carroceria Caio-Norte Jaraguá, sobre chassi LP-321, que ostentava o prefixo 01.

O design marcou época e foi mantido na empresa até o encerramento de suas operações.

Os últimos ônibus que a empresa encomendou com o referido layout, chegaram na empresa nos anos de 1995, 1996 e 1997, e operavam nos últimos anos na linha 501-Bairro de Fátima. Após meados de 1998, as empresas do sistema urbano de Fortaleza, foram orientadas a não adquirir veículos mantendo a padronização própria, e sim, a padronização oficial do sistema integrado de Fortaleza, a troncal.


Algumas empresas ainda trouxeram algumas poucas unidades, porém com poucos anos, foram repintados. Dentre as operadoras, a São José de Ribamar foi a única empresa que conseguiu manter cerca de 7,5% de sua frota, com veículos pintados em sua marca, que a mesma manteve ininterruptamente por cerca de 46 anos.

Por fim, a linha 501-Bairro de Fátima, operava com 4 dos 5 veículos ''amarelinhos'', que possuíam os prefixos 10502, 10603, 10606 e 10701.

Na madrugada, os amarelinhos também operavam em outras linhas, como o 10502, que operava na linha 033-Corujão-Circular 1 e o 10540, que era efetivo na linha 064-Corujão-Aeroporto/Benfica. Durante o dia, o 10540 ficava como veículo reserva, e as vezes era visto na linha 501, além de raramente rodar em outras linhas da empresa, em último caso.

Os 5 veículos possuíam o chassi Mercedes-Benz OF-1318 importado, sendo que alguns deles, possuíam a caixa de marcha diferenciada.

Os carros 10502, 10540 e 10603, possuíam o ronco semelhante ao OF-1618 e a primeira marcha era para trás, semelhante aos ônibus mais antigos da Mercedes-Benz, e os 10606 e 10701, possuíam ronco semelhante ao modelo OF-1620, e a primeira marcha era posicionada para cima.

No ano de 2008, o órgão gestor alterou o quadro de horários da linha 075-Campus do Pici/Unifor, e com isso, a empresa São José de Ribamar se sentiu prejudicada com alguns horários.

Como forma de protesto, a empresa retirou todos os carros novos da linha, e escalou seus carros reservas, inclusive o 10540, que operou no lugar do 10113, equipado com Ar-condicionado. A operação durou alguns dias e logo o problema foi solucionado, e a empresa recolocou seus 3 ônibus climatizados e um equipado com elevador para cadeirantes.

Os veículos foram desativados em Julho de 2012, quando a empresa encerrou suas atividades no setor urbano de Fortaleza, e ficaram marcados para a história do transporte cearense.

O MOB Ceará teve a honra de realizar o seu primeiro evento de busólogos junto à empresa, e os bons momentos vividos naqueles últimos meses antes da empresa encerrar serão guardados para sempre na memória.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال