MOB participa de treinamento para motoristas da São José

Sempre buscando a excelência em seus serviços, a São José Transporte Urbano está realizando um novo projeto que busca aproximar seus colaboradores dos usuários do transporte coletivo e da população em geral.

O programa, denominado "Motorista Amigo" simula situações vividas diariamente pelos colaboradores, com enfoque na relação com os ciclistas e motociclistas.

O MOB Ceará foi convidado a acompanhar a nova experiência e mostra a você leitor, um pouco do projeto.

A iniciativa, similar à outras adotadas em algumas empresas do transporte urbano, consiste na simulação da operação dos veículos na rua, abordando as situações cotidianas, como, por exemplo, o embarque e desembarque de cadeirantes, deficientes visuais, idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo.

As simulações eram feitas pelos alunos da escolinha de motoristas da São José, que se utilizaram de equipamentos para tornar a vivência ainda mais real, de forma a traduzir melhor as sensações vividas pelo usuário com as suas diversas limitações.

Como referido no início da matéria, o enfoque do projeto é o ciclista, que a cada dia ganha mais espaço no trânsito da capital, o que é comprovado com a implantação de várias ciclovias e um programa de bicicletas compartilhadas.

A ideia também atende ao regulamento do Código Nacional de Trânsito, que exige que veículos automotores devem resguardar uma distância mínima de 1,5 metros ao ultrapassar um ciclista.

Os alunos, guiavam algumas bicicletas em volta de cones que se encontravam distribuídas nas dependências da garagem da empresa, enquanto um ônibus passava bem próximo a eles.

A intenção era demonstrar de forma real a sensação do ciclista de dividir a pista com os carros, para que, assim, o motorista do ônibus possa ter mais cautela na direção, prezando pela integridade do ciclista.

Em um projeto similar, a Vega Transportes já demonstra a colheita dos frutos, ao mostrar a redução de 33% no número de acidentes com culpa; 50% no indicador de acidentes sem culpa e em 50% o número de viagens perdidas por colisão, em relação ao ano de 2014.

Os dados foram divulgados pelo setor de Desenvolvimento Humano da empresa.

A São José Transporte Urbano espera que, com esse programa de capacitação, os operadores tenham mais possibilidades de evitar eventuais acidentes ou desgastes emocionais no dia a dia do seu trabalho.

Confira abaixo um pequeno vídeo que retrata um pouco do que foi visto sobre o projeto "Motorista Amigo":



O MOB Ceará agradece o convite e parabeniza a São José Transporte Urbano pela iniciativa, que busca uma maior eficiência no trânsito, bem como o dia a dia de trabalho do condutor, dos usuários e da população.

Fonte: MOB Ceará

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Mais uma vez equipe Mob Ceará se garantindo, parabéns ótima matéria!!! 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Palmas para esta belíssima equipe da Mob Ceará. Espetacular essa matéria.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال