MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sexta-feira, 31 de julho de 2015

A chegada do 34º Viale da São José de Ribamar

A São José de Ribamar, tradicional e renomada empresa do transporte urbano de Fortaleza, operante entre os anos de 1967 e 2012, ficou marcada pela maciça aquisição do modelo de carroceria Marcopolo Viale.


Em seu período de atuação, a empresa adquiriu um total de 36 veículos, entre os anos de 2001 e 2012, sendo que 28 deles eram equipados com elevador para cadeirantes e seis unidades possuíam Ar-condicionado e poltronas similares às dos ônibus rodoviários.

O 34º ônibus Viale da São José de Ribamar chegou na garagem há pouco mais de 4 anos, na manhã do dia 5 de Julho de 2011 e surpreendeu por causa de um curioso erro da encarroçadora, que aplicou um adesivo com a marca "Torino" na parte externa acima da janela do motorista.


O equívoco logo foi solucionado e antes mesmo de o veículo entrar em operação, teve este incorreto adesivo removido para que um novo logotipo do Viale fosse colocado em seu devido local.


Equipado com chassi Mercedes-Benz OF-1722, o ônibus começou as suas operações em Agosto do mesmo ano, e ficou efetivo na linha 650 - Messejana/Centro via BR Nova - Expresso até o fim das operações da empresa, substituindo o 10317. 


O veículo dispunha de um amplo espaço interno, e com 33 assentos à disposição dos passageiros.
É destaque também a atenção da empresa com a acessibilidade, pois assim como vários ônibus da empresa, este Viale possuía duas vagas para usuários cadeirantes.


O 10154 também estreou o novo multiplex, que possuía botões flexíveis e que aproveitava melhor o espaço do painel.
 
Painel 10154
Painel 10153

Após o impedimento das operações da Empresa São José de Ribamar, todos os seus ônibus ficaram paralisados, e, pouco a pouco, alguns veículos foram absorvidos por outras empresas de Fortaleza e RMF.


O ônibus mostrado nesta matéria foi adquirido pela Via Metro ainda em 2012 e circula até os dias de hoje na linha 338 - Maranguape/Ceasa, com o prefixo 0211133.


Confira a seguir um vídeo que mostra um pouco do 10154 no mesmo dia que chegou de fábrica, ainda sujo por causa dos vários quilômetros que ele percorreu momentos antes.



Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor