Novo layout do SIT completa um ano nas ruas

O mês de Junho de 2014 revelou algumas grandes novidades para os busólogos. Foi neste mês que a população conferiu pela primeira vez nas ruas a nova pintura dos ônibus urbanos de Fortaleza. Os busólogos já se anteciparam das informações meses antes, quando o novo layout estava na fase de projeto.

Desenvolvido pelo designer Jorge Andrade, o nova pintura dos ônibus do Sistema Integrado de Transporte buscou traduzir a imagem de modernidade aliada à praticidade, utilizando elementos simples e com poucas cores.


Utilizando como base as cores branca e azul, e com elementos contrastantes em preto e prata, o projeto teve suas primeiras imagens divulgadas no início do mês de Abril, revelando também novas modificações do transporte urbano, como a implementação de novos corredores exclusivos e a aquisição de ônibus articulados.

A nova pintura era o assunto principal dos busólogos neste período, que puderam conferir no mês de Maio as primeiras imagens de um ônibus finalizado com a nova pintura do SIT. A São José Transporte Urbano saiu na frente com seus primeiros ônibus adquiridos em 2014.


Poucos dias depois, os primeiros ônibus com a nova pintura chegam a Fortaleza, e o MOB Ceará presenciou o momento, registrando todos os detalhes dos novos veículos e se surpreendendo com a imagem real do que até então estava apenas no campo virtual.

No dia 5 de Maio, chegaram na São José um total de quatro unidades, com prefixos 12456, 12457, 12459 e 12461, equipados com carroceria Neobus Mega Plus e chassi Volkswagen 17-230 OD Euro 5.


No início do mês de Junho, já estavam em Fortaleza alguns exemplares das empresas Aliança, Santa Maria e Santa Cecília, além da São José, referida anteriormente.

No dia 2 de Junho, começou as operações do primeiro ônibus com pintura do SIT: O 12217 da São José estava sendo preparado na garagem durante a chegada dos ônibus 0km da empresa iniciou as atividades antes mesmo dos citados veículos.

A operação do 12217 representou o fim da padronização total da frota de ônibus de Fortaleza, que havia sido alcançada pouco mais de um ano antes.


Em 6 de Junho, foi a vez de começar as atividades do primeiro ônibus 0km com o novo layout: A Santa Maria também estreou seu novo logotipo em seus dois micros Marcopolo Sênior, com prefixos 20451 e 20484.


Nove dias depois, ocorreu a vistoria de alguns dos novos Neobus Mega Plus da São José.

Os veículos 12456 e 12457 foram registrados pelo MOB Ceará no momento e também testemunhou uma das primeiras viagens do 12457, que circulou na linha 083 - Conjunto Ceará/Lagoa - Augusto dos Anjos na mesma data da vistoria, 11 de Junho.


Pouco a pouco, várias empresas do SIT foram adquirindo novas unidades, para continuar o processo de renovação de cada uma, até os dias de hoje. Algumas delas, inclusive, pintaram ônibus de suas frotas, para se adequar ao novo layout.

O MOB Ceará realizou uma pesquisa e divulga a um balanço geral da frota da cidade, demonstrando a seguir, a relação da frota atual que ostenta as novas cores dos ônibus de Fortaleza: Vale ressaltar que o site vai contabilizar apenas os carros que já estejam em operação:

02-Viação Fortaleza- 38 veículos (Os prefixos 02512, 513, 516, 517, 518 ainda não estão operando)

12-São José- 38 veículos

14-Siará Grande- 22 veículos

19-Fretcar- 22 veículos

20-Santa Maria- 14 veículos

21-Aliança- 12 veículos

26-Maraponga-26 veículos


30-Via Urbana- 35 veículos
35-Vega- 27 veículos

36-Santa Cecília- 29 veículos (sem o 36511)

41-Terra Luz- 4 veículos

42-Dragão do Mar- 31 veículos



43-Cearense- nenhum veículo

No total, estavam em operação até o momento de conclusão dessa pesquisa (29/06/15), 260 veículos pintados na padronização atual do SIT-For. Ainda estão prestes a entrar em operação mais de 20 veículos novos de empresas como: Viação Fortaleza, Dragão do Mar, Via Urbana e Santa Cecília.



Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال