MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 30 de junho de 2015

Novo layout do SIT completa um ano nas ruas

O mês de Junho de 2014 revelou algumas grandes novidades para os busólogos. Foi neste mês que a população conferiu pela primeira vez nas ruas a nova pintura dos ônibus urbanos de Fortaleza. Os busólogos já se anteciparam das informações meses antes, quando o novo layout estava na fase de projeto.

Desenvolvido pelo designer Jorge Andrade, o nova pintura dos ônibus do Sistema Integrado de Transporte buscou traduzir a imagem de modernidade aliada à praticidade, utilizando elementos simples e com poucas cores.


Utilizando como base as cores branca e azul, e com elementos contrastantes em preto e prata, o projeto teve suas primeiras imagens divulgadas no início do mês de Abril, revelando também novas modificações do transporte urbano, como a implementação de novos corredores exclusivos e a aquisição de ônibus articulados.

A nova pintura era o assunto principal dos busólogos neste período, que puderam conferir no mês de Maio as primeiras imagens de um ônibus finalizado com a nova pintura do SIT. A São José Transporte Urbano saiu na frente com seus primeiros ônibus adquiridos em 2014.


Poucos dias depois, os primeiros ônibus com a nova pintura chegam a Fortaleza, e o MOB Ceará presenciou o momento, registrando todos os detalhes dos novos veículos e se surpreendendo com a imagem real do que até então estava apenas no campo virtual.

No dia 5 de Maio, chegaram na São José um total de quatro unidades, com prefixos 12456, 12457, 12459 e 12461, equipados com carroceria Neobus Mega Plus e chassi Volkswagen 17-230 OD Euro 5.


No início do mês de Junho, já estavam em Fortaleza alguns exemplares das empresas Aliança, Santa Maria e Santa Cecília, além da São José, referida anteriormente.

No dia 2 de Junho, começou as operações do primeiro ônibus com pintura do SIT: O 12217 da São José estava sendo preparado na garagem durante a chegada dos ônibus 0km da empresa iniciou as atividades antes mesmo dos citados veículos.

A operação do 12217 representou o fim da padronização total da frota de ônibus de Fortaleza, que havia sido alcançada pouco mais de um ano antes.


Em 6 de Junho, foi a vez de começar as atividades do primeiro ônibus 0km com o novo layout: A Santa Maria também estreou seu novo logotipo em seus dois micros Marcopolo Sênior, com prefixos 20451 e 20484.


Nove dias depois, ocorreu a vistoria de alguns dos novos Neobus Mega Plus da São José.

Os veículos 12456 e 12457 foram registrados pelo MOB Ceará no momento e também testemunhou uma das primeiras viagens do 12457, que circulou na linha 083 - Conjunto Ceará/Lagoa - Augusto dos Anjos na mesma data da vistoria, 11 de Junho.


Pouco a pouco, várias empresas do SIT foram adquirindo novas unidades, para continuar o processo de renovação de cada uma, até os dias de hoje. Algumas delas, inclusive, pintaram ônibus de suas frotas, para se adequar ao novo layout.

O MOB Ceará realizou uma pesquisa e divulga a um balanço geral da frota da cidade, demonstrando a seguir, a relação da frota atual que ostenta as novas cores dos ônibus de Fortaleza: Vale ressaltar que o site vai contabilizar apenas os carros que já estejam em operação:

02-Viação Fortaleza- 38 veículos (Os prefixos 02512, 513, 516, 517, 518 ainda não estão operando)

12-São José- 38 veículos

14-Siará Grande- 22 veículos

19-Fretcar- 22 veículos

20-Santa Maria- 14 veículos

21-Aliança- 12 veículos

26-Maraponga-26 veículos


30-Via Urbana- 35 veículos
35-Vega- 27 veículos

36-Santa Cecília- 29 veículos (sem o 36511)

41-Terra Luz- 4 veículos

42-Dragão do Mar- 31 veículos



43-Cearense- nenhum veículo

No total, estavam em operação até o momento de conclusão dessa pesquisa (29/06/15), 260 veículos pintados na padronização atual do SIT-For. Ainda estão prestes a entrar em operação mais de 20 veículos novos de empresas como: Viação Fortaleza, Dragão do Mar, Via Urbana e Santa Cecília.



Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor