Matando a Saudade: Irmãos Bezerra 05

Nesta edição do quadro ''Matando a saudade'', você vai rever um dos ônibus do sistema urbano de Fortaleza, o monobloco Mercedes-Benz O-362 de prefixo 05 da Irmãos Bezerra, mas antes, confira mais informações sobre o modelo do ônibus:


Uma das empresas que adquiriu o modelo
Criado em 1973, o monobloco O-362 urbano foi o sucessor do O-352, e fazia parte da segunda geração de monoblocos brasileiros, que eram considerados como ''os ônibus urbanos mais luxuosos do mercado nacional''. Um exemplo disto é que, desde o primeiro monobloco, já era disponível a suspensão helicoidal de série.

O O-362 teve um sucesso relativamente maior no mercado cearense que o primeiro monobloco Mercedes-Benz nacional, o O-321, marcando presença em várias empresas do transporte urbano. O modelo foi fabricado até 1978, quando foi substituído pelo lendário Mercedes-Benz O-364.

O 05 da Transportadora Irmãos Bezerra, foi um dos carros mais curiosos do sistema urbano de Fortaleza nos anos 80, pois ele possuía uma pintura bastante similar à adotada pela Empresa São Benedito.

Confira abaixo uma foto de jornal, encontrada através da pesquisa dos busólogos na Biblioteca Pública Menezes Pimentel:

Fonte: MOB Ceará

3 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. muitas saudades dessa empresa andei muito na linha castelão .José de Alencar . So saudades

    ResponderExcluir
  2. Só lembro de 3 linhas castelao centro santa tereza e veneza tropical....

    ResponderExcluir
  3. Amigos (as), lembro com muitas saudades, da linha 01/02 do Veneza Tropical, quando a rota era apenas no residencial Veneza Tropical e Planalto Mirassol (fim da linha), eu morava na extremidade dos bairros, quando perdia o horário, e avistava ele passando na parada, já saia correndo para o outro lado do bairro que pegava o mesmo ônibus... nessa época não havia sedentarismo... Saudades

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال