Viação Fortaleza: A mais tradicional completa 63 anos de atividades

Há exatos 63 anos, surgiu a empresa mais antiga em operação na atualidade do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza. A empresa que carrega em seu logotipo a nomenclatura da capital cearense, se destaca em sua modernidade, herança de várias décadas de experiência no  transporte coletivo.


Antes mesmo de sua fundação, em 20 de Maio de 1952, o nome fantasia "Auto Viação Fortaleza" já era estampado em algumas caminhonetes pertencentes ao Sr. Alonso Herculano Barroso desde meados da década de 1940.

Na data supracitada, a empresa foi fundada, com razão social "Albuquerque Irmão e Cia", pelo Sr. Francisco de Albuquerque Lima, após adquirir a concessão da linha "Campo de Aviação", atual Aerolândia. A empresa operou inicialmente com oito veículos, sendo que dois deles pertenciam a Alonso Herculano. 


Aos poucos a empresa cresceu e ganhou o direito de operar em novas linhas, como, por exemplo, Djalma Petit e Dias Macedo, com suas caminhonetes construidas artesanalmente sobre chassis de caminhão movido à gasolina.


As caminhonetes vistas acima eram comuns na época, não só na Auto Viação Fortaleza, mas nas diversas empresas que operavam nas precárias linhas urbanas entre as décadas de 1950 a 1970.

Para modernizar sua frota na década de 1960, a empresa adquiriu seus primeiros ônibus movidos à diesel com chassi Mercedes-Benz, com carrocerias construidas no Recife e outras cidades das Regiões Sul e Sudeste do Brasil.


O crescimento da área de atuação da empresa continuava com a operação nas linhas Alto da Balança, Cidade dos Funcionários e Jardim das Oliveiras.

Com o propósito de modernizar ainda mais a sua frota, a empresa marcou sua história ao ser uma das primeiras companhias a utilizar em sua frota os luxuosos ônibus monoblocos Mercedes-Benz. Na época, poucas empresas possuíam o modelo monobloco: Entre outras vale destacar São Cristóvão, Autoviária São Vicente de Paulo, Vale do Jaguaribe (com uma versão rodoviária), além da Auto Viação Fortaleza.


A década de 1970 representou mais uma etapa no crescimento da área de atuação da empresa, que passou a operar na Região do Montese, após adquirir, em 1972, a concessão da linha do bairro, que era operada pela Viação Montese. Em 1973, a empresa incorporou a Viação Silvano, que operava nas linhas Vila Sarita e Montese.


Nesta década, a Auto Viação Fortaleza adquire a segunda geração de monoblocos Mercedes-Benz: O modelo O-362, que atuava nas linhas Aerolândia, Cidade dos Funcionários e Dias Macedo, entre outras.

A terceira geração dos monoblocos foi incorporada à frota da empresa na década de 1980, foram adquiridos vários ônibus O-364, a exemplo de várias empresas da capital.


No final da década, a empresa experimenta em sua frota o chassi Scania K-112, quando estava prestes a acontecer mudanças no corpo gestor da empresa, bem como sua identidade visual. O primeiro e único Scania da frota da empresa tinha carroceria Marcopolo Torino.


Uma forte mudança ocorreu na empresa no início da década de 1990, após a admissão do grupo empresarial Jacob Barata ao corpo acionário da Auto Viação Fortaleza.

Com os novos sócios, a Auto Viação Fortaleza ganhou novo fôlego. Nesse período houve uma grande renovação de frota, e foi inaugurada em 1993 uma nova identidade visual, que, segundo a empresa, remete as nuvens, o céu, o sol, o mar e o povo.

A utilização inicial da pintura ocorreu em algumas unidades 0km do Ciferal Padron Rio, equipados com chassi Mercedes-Benz OF-1618.

Aos poucos, os ônibus da frota da empresa que tinham a pintura antiga, ganharam a nova identidade e novos ônibus foram adquiridos também com a nova pintura.


Em 1996, houve uma cisão parcial da Auto Viação Fortaleza, o que resultou no surgimento da Auto Viação Fortaleza Filial, que, tempos depois, ganhou o nome de Viação Urbana Ltda, ou simplesmente, Via Urbana.

Após a cisão, a Auto Viação Fortaleza transferiu para sua filial a maioria das linhas que ela havia adquirido da Empresa Iracema, como por exemplo: Av. Dom Luiz; Varjota e Serviluz.


Ainda naquele ano, a Auto Viação Fortaleza recebeu, pela primeira vez na sua frota, os ônibus da fábrica catarinense Busscar. Os primeiros veículos, em um total de 19 unidades (02600 a 02618), eram equipados com chassi Mercedes-Benz OF-1620 e tinham apenas duas portas.

A empresa adquiriu ainda mais cinco unidades com características de carroceria e chassi idênticos aos anteriores, sendo que tinham três portas e a pintura era azul troncal.


Em 1997, foram adquiridos os últimos ônibus com a tradicional pintura da empresa.

Nesse ano chegaram 35 trinta ônibus, com carroceria Busscar Urbanus e, o até então inédito, Ciferal Padron Cidade, todos com chassi Mercedes-Benz OF-1620.


Após 1998, todos os ônibus novos já tinham, na sua pintura, o padrão determinado pelo Sistema Integrado de Transporte. 
Em 1999 a Viação Fortaleza foi uma das primeiras companhias a adquirir o recém lançado modelo Turquesa, da montadora carioca Ciferal. Inicialmente foram adquiridos quatro veículos, que foram escalados na linha 322-Granja Portugal. 

No ano 2000, a empresa apostou em uma nova tecnologia, e adquiriu quatro ônibus com motorização eletrônica e menos poluente ao meio ambiente.
Os carros que possuíam os prefixos 02020 ao 023, eram montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1417.
Em 2002, ano em que a Auto Viação Fortaleza completou 50 anos de fundação, a empresa estampou em seus ônibus um símbolo alusivo as comemorações do cinquentenário.  


A empresa fez a maior aquisição de ônibus usados em Fortaleza em um mesmo ano, foram adquiridos um total de 37 ônibus com idade média de 2 a 3 anos de uso. A compra se deu entre o final de 2003 e o começo de 2004. Os ônibus reduziram drasticamente o consumo de combustível da empresa e retirou de circulação todos os carros com ano de fabricação 1997.


No final de 2004 a empresa adotou um novo logotipo: A logo das jangadinhas não durou muito tempo, pois em 2007 surgiu o novo e atual logotipo.

Em 2007, a Viação Fortaleza foi a primeira empresa a experimentar o destino auxiliar eletrônico na dianteira, no carro 02732 com chassi Mercedes-Benz OF-1418.


O teste foi aprovado, fazendo com que a empresa adquirisse mais 21 unidades com o equipamento no ano de 2008.

Após estas aquisições, outras empresas, como a São José e Via Urbana, adquiriram alguns ônibus equipados com o destino auxiliar eletrônico.

Em 2008 a empresa conseguiu deixar a sua frota de ônibus grandes 100% composta por ônibus de motores eletrônicos, o que a deixou caracterizada como a frota mais moderna de Fortaleza.


Em 2009 fez a única aquisição de um veículo com chassi OF-1218, foi o 02933, que logo foi vendido pra São José.


A empresa foi a primeira a possuir na sua frota um ônibus com a tecnologia BlueTec 5, que reduz a emissão de poluentes do escapamento através da utilização do aditivo Arla-32. O veículo de prefixo 02218 possui chassi Mercedes-Benz OF-1721 Euro 5.


Atualmente, a empresa conta uma ampla garagem no bairro Cajazeiras e uma frota de 215 veículos, com excelente idade média.

Além de sua frota, que se destaca por ser uma das mais novas da cidade, a empresa possui diversos projetos sociais e ambientais, como a escola de cobradores e motoristas; programas de melhoria contínua do ambiente de trabalho; treinamentos; reciclagem de lixo e óleo e; uso racional de água.


Estas são ações que mostram que tradição e modernidade podem andar juntas, colaborando para que a empresa se torne cada vez melhor aos usuários.

Parabéns, Viação Fortaleza!

Fonte: MOB Ceará/ Banco de Dados - Cepimar
Colaboração: Francisco Souza

Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Reduziu combustível e de quebra conforto. Início dos anos 2000, pior época com o reaproveitamento dos usados cariocas. 63 anos depois e somente um Brt. Triste....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال