MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

domingo, 3 de maio de 2015

São José de Ribamar e seus Ciferal Tocantins

Ônibus especiais, que marcam vidas, e que são lembrados para sempre, são algo raro, de certa maneira. Alguns marcam de forma pessoal a vida das pessoas e outros marcam pelo seu histórico e pelas suas exclusividades.

Hoje, dia 3 de Maio, completam-se 48 anos da fundação de uma das mais tradicionais empresas do transporte urbano de Fortaleza, reconhecida com unanimidade entre usuários e busólogos.

Nesta edição, a Equipe MOB Ceará relembra a data apresentando a você leitor os únicos ônibus Ciferal da frota da Empresa São José de Ribamar. Confira:

No ano de 1981, 14 anos após a sua fundação, a Empresa São José de Ribamar recebeu, para sua frota, os quatro únicos ônibus da encarroçadora carioca Ciferal, em todo o período de atividades. Com motor traseiro, preferência na empresa por décadas, os ônibus permaneceram em operação por cerca de dez anos.

Dois deles, com prefixos 11 e 12, eram equipados com chassi Mercedes-Benz OH-1517, um dos mais possantes da época, com motor OM-355/5 e foram escalados para operar na linha Circular, que era uma das linhas com maior demanda na empresa.

Os outros dois, o 28 e 29, tinham o chassi leve Mercedes-Benz OH-1313, com motor OM-352. Foram efetivos por muitos anos nas linhas Aguanambi e Aeroporto, com a aquisição de parte da Empresa Muribeca.
Após o fim das atividades dos ônibus, os prefixos foram ocupados por dois Caio Vitória (11 e 12) e dois Marcopolo Torino LN (28 e 29), todos com chassi Mercedes-Benz OF-1315.

Esta é uma singela homenagem do MOB Ceará à memória da Empresa São José de Ribamar, referência no transporte coletivo e que encerrou suas atividades no ano de 2012, com 45 anos de excelentes serviços prestados a população fortalezense.


Fonte: MOB Ceará

2 comentários:

Diego Anthony Alves Ferreira disse...

Hoje ela completaria 48 anos de operações em nossa cidade se não tivesse acontecido aquilo.

Marinaldo P. D. Junior disse...

Muito bom, ótima matéria!

Tradutor