MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quarta-feira, 18 de março de 2015

De Onde Veio??? Fretar 112

A matéria desta edição vai revelar um pouco do passado de um dos ônibus da frota da Fretar, empresa que atua no setor de fretamento em Fortaleza e Região Metropolitana. Confira:

Fundada em 2002, a Fretar (DFT Logística) iniciou suas operações no fretamento com apenas cinco veículos, que atendiam a duas faculdades de Fortaleza. Os veículos eram oriundos da Via Máxima, empresa do segmento urbano que operava com código operacional "04".


Atualmente, a empresa dispõe de 98 ônibus, que servem a aproximadamente 120 rotas que atendem 11 empresas em Fortaleza e Região Metropolitana.

Um dos ônibus da Fretar é o 112, que foi integrado à frota no ano de 2014, após ter suas atividades encerradas do segmento urbano, ao qual era oriundo.

O veículo, equipado com carroceria Marcopolo Torino modelo 1999 e chassi Mercedes-Benz OF-1417, iniciou suas operações na Via Máxima, onde ostentava o prefixo 04301.

Ele passou algum tempo efetivo na linha 088 - Antônio Bezerra/Albert Sabin, linha esta que a empresa adquiriu em 2009 através de um remanejo da linha 011-Circular 1, mas na realidade o ônibus foi inaugurado na linha 804-Aldeota, onde a Via Máxima operou até 2008.

Após a fusão da Via Máxima com a São José Transporte Urbano em 2010, o ônibus foi transferido para a nova empresa, onde passou a exibir o código 12324, servindo as várias linhas da "12".

Após a renovação da frota da São José no ano de 2014, o veículo foi desativado do sistema urbano, e ganhou as novas e vibrantes cores da Fretar. Atualmente ele faz parte da frota que serve uma indústria de produtos de vestuário em Maracanaú.

Confira imagens atuais do 4102112.

Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor