Porque o Torino 2014 parece menor que o 2007?

Em mais uma matéria de curiosidade, o MOB Ceará vai mostrar a você, estimado leitor, um mito entre os busólogos: A ideia de que o novo Torino 2014 tem o espaço interno muito menor que a versão 2007.

Para abordar o tema de  uma forma mais organizada e esclarecedora, o MOB Ceará optou por mostrar um comparativo dos Torinos 2007 e 2014 apenas o chassi OF-1519


Lançamento da Marcopolo no segundo semestre de 2013, a sexta versão do modelo urbano Torino impactou pelas suas belas e modernas linhas, mas a sua variante curta, destinada a chassis de porte leve, provocou curiosidade por ter um aparente comprimento menor que seu antecessor.


Externamente, essas diferenças podem ser observadas com mais facilidade na lateral das portas. Elas ocorreram por causa do maior tamanho predominante das janelas, e isso provocou um afastamento da porta central para mais próximo do eixo traseiro. Essa informação pode ser visualizada no comparativo abaixo:


A semelhança entre os dois modelos pode ser comparada no desenho acima, bem como algumas fotos comparativas laterais, tomando por base o chassi OF-1519, que, obviamente, possui a mesma distância entre-eixos nos dois modelos.

Outra curiosidade é, até o fechamento desta edição, todos os Torinos 2014 que foram implantados no SIT possuem a porta central mais larga que as outras, diminuindo mais a distância entre esta e a porta traseira.


Mesmo sabendo que externamente as duas versões do Torino tem dimensões semelhantes, a dúvida ainda persiste ao observar o ambiente interno dos veículos. A verdade é que o 2014 ainda parece menor que o 2007.
 
Interior Torino 2007
Interior Torino 2014

A resposta para esta dúvida é o layout desenvolvido para o modelo 2014 nas versões de Fortaleza, ou seja, a disposição dos assentos possui algumas diferenças, que você vai conferir logo mais.

O desenho abaixo, desenvolvido pelo MOB Ceará, mostra claramente a diferença entre os dois modelos, atentando para a principal mudança no layout, ou seja, o deslocamento do assento do passageiro que fica do lado direito do assento do cobrador (na visão do desenho). Este assento foi deslocado para a região dianteira, enquanto o local do cadeirante foi deslocado para trás, se aproximando do cobrador.


Assim, por causa do deslocamento de um assento para frente, tem-se a falsa impressão que o espaço interno é menor, quando na realidade houve um rearranjo do layout.

As informações mostradas nesta matérias foram obtidas com observações, medições e comparativos, seja em ônibus reais das empresas que possuem os modelos ou em manuais dos fabricantes, para mostrar a você um pouco sobre as curiosidades dos ônibus que circulam diariamente por nossas ruas.


Se você tiver alguma duvida ou sugestão, basta enviar email para [email protected]

Fonte: MOB Ceará

4 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. É importante observarmos que o Torino 2014 em relação ao modelo 2007 para chassis leves, vem com um assento à menos em cima do caixa de rodas, em frente ao assento do cobrador, diferentemente do mostrado no desenho acima.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, e assim, eles se mantem com o mesmo número de lugares, ja que o 2014 tem um assento a mais na posição que foi deslocada mais para frente.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Essa poltrona individual é compensada pela poltrona dupla logo após ao espaço do cadeirante.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال