Transnacional: Uma empresa para todos os gostos

A Transnacional, empresa de fretamento que possui garagem em Fortaleza, Horizonte e no estado da Bahia, pode ser considerada como uma empresa para todos os gostos, devido sua repleta variedade de frota tanto em chassis como em modelos de carrocerias. Notório a todos os olhos que a acompanham de alguns anos para cá.
Parte da frota da Bahia-Veículos ex Viação Fortaleza
Para ver de perto essa variedade, no último sábado alguns membros do MOB Ceará foram em Horizonte em busca de fotografar os ônibus pouco conhecidos que operam naquele município.

O objetivo principal era fotografar a conservada e variada frota de uma das maiores empresas de fretamento do estado do Ceará.


No centro da cidade, o primeiro ônibus que foi encontrado da empresa, foi um raro Busscar Urbanus com chassi Ford B-1618 que pouco é visto pelas ruas de Fortaleza. O ônibus encontrado, possui o prefixo 0422050 na Transnacional, e foi adquirido da tradicional empresa Santa Maria, localizada no bairro Ellery. O ônibus marcou por muitos anos a linha 200-Avenida Bezerra de Menezes e foi o último veículo da marca Ford adquirido pela sua primeira empresa, que também adquiriu um outro semelhante. Ele possuía o prefixo 20717.

Após esse reencontro com o ex 20717, foram encontrados outros ônibus mais recentes da frota da Transnacional, que foram adquiridos da empresa Maraponga, como o ex 26409, que atualmente possui o prefixo 0422107, e o ex 26320 que ganhou o prefixo 0422123.

Logo após algumas ruas naquele mesmo município, foi encontrado um ônibus totalmente desconhecido pelos busólogos de Fortaleza, um Marcopolo Torino GV com chassi Ford B-1618 que pelas características, pode ter pertencido a Santa Maria ou Cialtra, porém sua placa não consta no banco de dados dos colecionadores.

O Torino 1995 apresentou algumas marcas de sua pintura troncal no sistema urbano de Fortaleza, mas não foi possível encontrar os vestígios de sua antiga numeração. Brevemente em contato com a empresa, o MOB Ceará vai tentar levantar informações para repassar aos leitores que acompanham este site diariamente.

E também foi encontrado um ônibus que foi adquirido novo pela saudosa Auto Viação São Judas, no ano de 2002. Trata-se do ex 32201, que foi repassado para a Dragão do Mar e em 2009, foi emprestado para a Viação Fortaleza, ganhando o prefixo 02201. Agora na Transnacional o ônibus ganhou o prefixo 0422127. Suspeita-se de que este ônibus tenha operado na filial da Transnacional no estado da Bahia.

E pra finalizar, o MOB foi à garagem da Transnacional para conhecer e também fotografar os ônibus que estavam ali guardados. Foram encontrados vários ônibus oriundos da Maraponga, Gertaxi, Via Urbana, Vitória entre outros.

A expectativa é de encontrar nas ruas de Horizonte duas relíquias que ainda operam na frota da Transnacional, que são um Torino modelo 1989 e um Ciferal Padron Alvorada ano 1990, que estão em impecável estado de conservação.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال