MOB conhece novos Caio Apache Vip da Santa Cecília Ranking das frotas mais novas do metropolitano Motta encomenda G7 1800 DD para 2018 Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Após implantação de faixa exclusiva na Av. Perimetral Fortaleza terá 54,2 quilômetros de priorização do transporte coletivo

A Prefeitura de Fortaleza conclui o ano de 2014 entregando para a cidade um importante legado: a implantação das faixas exclusivas para o transporte coletivo. Até o início desse ano existiam apenas 11,6 quilômetros de prioridade para o transporte coletivo. Hoje 22/12 (segunda-feira), o número passou a ser de 54,2 quilômetros com a implantação da primeira fase da Av. Perimetral, no trecho entre a BR 116 e a Av. Juscelino Kubitschek (CHESF).

A alteração de circulação viária na Av. Perimetral irá beneficiar cerca de 95 mil passageiros que utilizam as 18 linhas que passam diariamente pela via. A expectativa da Prefeitura, através de estudos realizados pelo Plano de Ações Imediatas para o Trânsito e Transporte (PAITT) é que haja um aumento de até 40% na velocidade dos coletivos. Além disso, a priorização dos ônibus proporciona outras vantagens, como o aumento da previsibilidade, redução no consumo de combustível e de emissão de gases poluentes. 


Todos os trabalhos de sinalização horizontal e vertical nos 7,2 quilômetros de extensão do trecho já foram concluídos pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). A padronização da distância entre as paradas de ônibus, bem como a substituição de abrigos de concreto por abrigos metálicos e a instalação da informação no ponto de parada, também já foram realizados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR).


Hoje todos os motoristas de ônibus foram orientados a trafegar pela faixa exclusiva. O trabalho é realizado previamente nas empresas e reforçados pelos auxiliares de operação da Etufor, que realizam abordagem em pontos estratégicos da avenida. Já os condutores de veículos particulares terão 15 dias para se adaptar e após esse período poderão ser autuados por meio dos agentes de trânsito até que seja concluída a implantação da fiscalização eletrônica. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,00 e 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).



As placas de sinalização vertical instaladas ao longo da via indicarão os dias e horários de restrição de circulação, que são: Dias úteis - 5h às 21h/ Sábado - 5h às 16h / Domingos e feriados - tráfego é livre. 


Faixas preferenciais

Antes de 2014 – 11,6 quilômetros (João Pessoa/ Francisco Sá – contrafluxo / Bezerra de Menezes/ Pe. Ibiapina/ Pedro Pereira/ Pe. Mororó/Castro e Silva/ Imperador/ Tristão Gonçalves/ Duque de Caxias)

Faixas exclusivas

Após 2014 – 46,2 quilômetros (Bezerra Menezes/ Dom Luís/ Santos Dumont/ Carapinima/ Tristão Gonçalves/ Imperador/ Universidade/ Alberto Sá/ José Bastos/ Domingos Olímpio/ Antônio Sales/ Bernardo Manoel/ Perimetral (trecho 1).
Av. Perimetral, entre BR 116 e Av. Juscelino Kubitschek (CHESF)

8,4 quilômetros
18 linhas de ônibus
142 ônibus
1.252 viagens programadas/dia
95 mil passageiros/dia
90 ônibus/hora 
Fonte: ETUFOR

Nenhum comentário:

Tradutor