Após implantação de faixa exclusiva na Av. Perimetral Fortaleza terá 54,2 quilômetros de priorização do transporte coletivo

A Prefeitura de Fortaleza conclui o ano de 2014 entregando para a cidade um importante legado: a implantação das faixas exclusivas para o transporte coletivo. Até o início desse ano existiam apenas 11,6 quilômetros de prioridade para o transporte coletivo. Hoje 22/12 (segunda-feira), o número passou a ser de 54,2 quilômetros com a implantação da primeira fase da Av. Perimetral, no trecho entre a BR 116 e a Av. Juscelino Kubitschek (CHESF).

A alteração de circulação viária na Av. Perimetral irá beneficiar cerca de 95 mil passageiros que utilizam as 18 linhas que passam diariamente pela via. A expectativa da Prefeitura, através de estudos realizados pelo Plano de Ações Imediatas para o Trânsito e Transporte (PAITT) é que haja um aumento de até 40% na velocidade dos coletivos. Além disso, a priorização dos ônibus proporciona outras vantagens, como o aumento da previsibilidade, redução no consumo de combustível e de emissão de gases poluentes. 


Todos os trabalhos de sinalização horizontal e vertical nos 7,2 quilômetros de extensão do trecho já foram concluídos pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). A padronização da distância entre as paradas de ônibus, bem como a substituição de abrigos de concreto por abrigos metálicos e a instalação da informação no ponto de parada, também já foram realizados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR).


Hoje todos os motoristas de ônibus foram orientados a trafegar pela faixa exclusiva. O trabalho é realizado previamente nas empresas e reforçados pelos auxiliares de operação da Etufor, que realizam abordagem em pontos estratégicos da avenida. Já os condutores de veículos particulares terão 15 dias para se adaptar e após esse período poderão ser autuados por meio dos agentes de trânsito até que seja concluída a implantação da fiscalização eletrônica. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,00 e 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).



As placas de sinalização vertical instaladas ao longo da via indicarão os dias e horários de restrição de circulação, que são: Dias úteis - 5h às 21h/ Sábado - 5h às 16h / Domingos e feriados - tráfego é livre. 


Faixas preferenciais

Antes de 2014 – 11,6 quilômetros (João Pessoa/ Francisco Sá – contrafluxo / Bezerra de Menezes/ Pe. Ibiapina/ Pedro Pereira/ Pe. Mororó/Castro e Silva/ Imperador/ Tristão Gonçalves/ Duque de Caxias)

Faixas exclusivas

Após 2014 – 46,2 quilômetros (Bezerra Menezes/ Dom Luís/ Santos Dumont/ Carapinima/ Tristão Gonçalves/ Imperador/ Universidade/ Alberto Sá/ José Bastos/ Domingos Olímpio/ Antônio Sales/ Bernardo Manoel/ Perimetral (trecho 1).
Av. Perimetral, entre BR 116 e Av. Juscelino Kubitschek (CHESF)

8,4 quilômetros
18 linhas de ônibus
142 ônibus
1.252 viagens programadas/dia
95 mil passageiros/dia
90 ônibus/hora 
Fonte: ETUFOR

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال