MOB conhece novos Caio Apache Vip da Santa Cecília Ranking das frotas mais novas do metropolitano Motta encomenda G7 1800 DD para 2018 Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Linha do dia: 029 - Parangaba/Náutico

Na matéria de hoje, o blog MOB Ceará vai apresentar a você algumas informações sobre a linha que liga o terminal da Parangaba até o clube Náutico Atlético Cearense.

A linha 029, hoje operada pela Maraponga Transportes, foi criada em 26 de Julho de 1997 para suprir as necessidades da linha 030 - Siqueira/Papicu via 13 de Maio, que antes entrava pelo terminal da Parangaba nos dois sentidos. Ela é uma das linhas do referido terminal que tem mais fluxo de passageiros por dia.

Algumas empresas já operaram a linha por muito tempo, como a Expresso Timbira, Viação Via Máxima, Viação Angelim, São José de Ribamar, Montenegro, São José, Santa Maria e Dragão do Mar. Outras empresas operaram por um certo período, como a Viação Siará Grande, Fretcar, Rota Expressa e Terra Luz e outras empresas já extintas possuíam algumas tabelas da linha, como a Empresa Nossa Senhora Aparecida, Viação Brasília e a Cidade Luz, atual Fretcar.


Em 2007, a linha que possuía na época 17 veículos, recebeu maias dois ônibus, que vieram remanejados da linha Circular. Com isso, a Viação Timbira na época perdeu dois carros na linha convencional para receber na complementar 029, fazendo com que sua participação na linha aumentasse de um para três veículos. Com isso a linha ficou dividida da seguinte forma:



A linha 029 possui atualmente em sua frota 21 ônibus da classe semi-pesado, sendo que um deles vem de um aproveitamento da linha 379 - Conjunto Esperança/Parangaba, fazendo meia viagem nesta linha citada pela parte da manhã, e possui uma frequência  de 3 a 6 minutos em horário de pico. Confira uma tabela com mais detalhes:

Durante o trajeto da linha, ela passa por importantes avenidas da cidade, como João Pessoa, 13 de Maio, Pontes Vieira, Desembargador Moreira e Abolição, até chegar no seu ponto final. Também passa em importantes pontos da capital, como a Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Assembleia Legislativa e Praça Portugal. Confira o mapa da linha:

Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor