Conheça a Vega Manaus

A titulo de curiosidade, o MOB Ceará vai apresentar nesta matéria  principalmente aos leitores cearenses, a Vega Manaus, filial da maior empresa do transporte urbano de Fortaleza. Nesta edição você vai saber a relação da frota operante atual da Vega Manaus. Confira:

A Vega iniciou suas operações na capital amazonense em 2011, através de uma licitação que ocorreu para o setor urbano da capital. Assim, após vencer o processo licitatório, a empresa deu início as atividades em Manaus em 08 de Outubro de 2011.

Uma de suas primeiras linhas a ser operada naquela cidade foi a 001-Interbairros 1 T-2 que, com pouco tempo, foi permutada para outra empresa para que as linhas daquele sistema fossem distribuídas de acordo com a localização das garagens, estratégia logística feita para reduzir os custos com ''quilometragem morta'', que é aquela em que o ônibus sai da garagem para iniciar a jornada diária.

Segundo os busólogos de Manaus, a Vega Transportes é a menor empresa de transporte urbano, com um total de 99 veículos. Este cenário contrasta com Fortaleza, onde a empresa é a maior dentre as 13 operantes do sistema, com 38 veículos a mais que a segunda colocada.

Em Manaus, o preço da passagem custa R$ 2,75 e lá funciona a integração temporal, onde o passageiro pode trocar de ônibus seguindo uma tabela de linhas que se integram, e com o tempo máximo de 1 hora e meia para a transação. Em Fortaleza, este sistema foi substituído pelo Bilhete Único, onde o usuário, em um período de duas horas, pode trocar de ônibus quantas vezes precisar.

A frota da Vega Manaus é composta 100% por veículos do modelo Marcopolo Torino e dois tipos de chassis da Mercedes-Benz. Confira a seguir os prefixos da frota e as características: Vale informar que o código operacional da Vega em Manaus é o número 10.

Marcopolo Torino com chassi Mercedes-Benz OF-1722/59

Na Vega Manaus, os veículos que possuem os prefixos 1012001 ao 1012009, e do 1012011 ao 1012090, possuem este chassi. Infelizmente o veículo de prefixo 1012010 encerrou as operações prematuramente após ter sido incendiado.

Marcopolo Torino com chassi Mercedes-Benz OF-1418/52

A Vega manauara possui apenas 10 veículos do tipo leve, eles possuem os prefixos 1012091 ao 1012100. Tanto estes como os demais veículos da frota, possuem 3 portas e 3 anos de uso.

O MOB Ceará agradece aos busólogos do grupo Rive Manaus pela colaboração para a realização desta matéria.
A União faz a força!

Fonte: MOB Ceará
Colaboração: Live Manaus

3 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Olá galera do mob Ceará, sou de Belém do Pará e queria fazer um pedido, façam uma matéria sobre os ônibus de Belém e sobre a empresa "BELÉM RIO TRANSPORTES" empresa de jacob barata que está se tornando a maior empresa de Belém.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال