Linha do dia: 070 - Cuca Barra/Parangaba

Hoje no nosso blog MOB Ceará vamos falar de uma das linhas que mais levam pessoas diferentes por dia.

A linha 070-Cuca Barra/Parangaba, que é atualmente operada pela Vega, foi inicialmente  chamada pelo nome de Clube de Regatas/Vila Betânia, ela ia da Barra do Ceará até as proximidades da UECE, processo que durou até o terminal da Parangaba ser inaugurado, em 1993.  

A partir desse ano, a linha passou a ser chamada de Clube de Regatas/Parangaba, sendo operada pelos famosos Scanias L113 com a carroceria Marcopolo Torino modelo 1989, conhecido como LN. 

O nome "Clube de Regatas" é uma referência ao antigo clube que situava à beira do Rio Ceará, que fechou no fim dos anos 1990. A linha foi operada pela Autoviária São Vicente de Paulo até o ano de 1999, quando houve uma fusão na empresa e a parte que ficou para a Rota Sol foi a que assumiu a linha 070.

Em 2002, a linha recebe o seu primeiro ônibus com elevador, o carro de prefixo 01617, que operou na linha até o final de 2004, já como Vega e contendo o prefixo 35617. Naquele ano o veículo foi desativado, e o elevador foi transferido para o carro de prefixo 35942, que já operava na linha. Outra curiosidade é que aos domingos durante os anos de 2004 a 2007, a linha era operada por 4 veículos de duas portas que ostentavam uma pintura diferenciada, eram os Caio Apache Vip com chassi OF-1417 que na semana operavam nas linhas convencionais da empresa.


Em 2009, a linha recebe uma nova nomenclatura, se chamando Cuca Barra/Parangaba/Centro e, no começo deste ano, se chama somente Cuca Barra/Parangaba. A linha passa por importantes vias, como as avenidas João Pessoa, Universidade, Francisco Sá, e Leste-Oeste, sendo o seu ponto final na praça Elzir Cabral, mais conhecida como Praça do Ferroviário. Confira o mapa abaixo:

A linha 070-Cuca Barra/Parangaba, possui em dias úteis, uma frequência de cerca de 7 minutos de um veículo para o outro, e uma frota composta por 13 ônibus. Confira mais informações nesta área:

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال