MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Linha do dia: 070 - Cuca Barra/Parangaba

Hoje no nosso blog MOB Ceará vamos falar de uma das linhas que mais levam pessoas diferentes por dia.

A linha 070-Cuca Barra/Parangaba, que é atualmente operada pela Vega, foi inicialmente  chamada pelo nome de Clube de Regatas/Vila Betânia, ela ia da Barra do Ceará até as proximidades da UECE, processo que durou até o terminal da Parangaba ser inaugurado, em 1993.  

A partir desse ano, a linha passou a ser chamada de Clube de Regatas/Parangaba, sendo operada pelos famosos Scanias L113 com a carroceria Marcopolo Torino modelo 1989, conhecido como LN. 

O nome "Clube de Regatas" é uma referência ao antigo clube que situava à beira do Rio Ceará, que fechou no fim dos anos 1990. A linha foi operada pela Autoviária São Vicente de Paulo até o ano de 1999, quando houve uma fusão na empresa e a parte que ficou para a Rota Sol foi a que assumiu a linha 070.

Em 2002, a linha recebe o seu primeiro ônibus com elevador, o carro de prefixo 01617, que operou na linha até o final de 2004, já como Vega e contendo o prefixo 35617. Naquele ano o veículo foi desativado, e o elevador foi transferido para o carro de prefixo 35942, que já operava na linha. Outra curiosidade é que aos domingos durante os anos de 2004 a 2007, a linha era operada por 4 veículos de duas portas que ostentavam uma pintura diferenciada, eram os Caio Apache Vip com chassi OF-1417 que na semana operavam nas linhas convencionais da empresa.


Em 2009, a linha recebe uma nova nomenclatura, se chamando Cuca Barra/Parangaba/Centro e, no começo deste ano, se chama somente Cuca Barra/Parangaba. A linha passa por importantes vias, como as avenidas João Pessoa, Universidade, Francisco Sá, e Leste-Oeste, sendo o seu ponto final na praça Elzir Cabral, mais conhecida como Praça do Ferroviário. Confira o mapa abaixo:

A linha 070-Cuca Barra/Parangaba, possui em dias úteis, uma frequência de cerca de 7 minutos de um veículo para o outro, e uma frota composta por 13 ônibus. Confira mais informações nesta área:

Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor