Linha do dia: 502 - Vila União

Em mais uma edição do MOB Ceará, a "Linha do Dia" a ser abordada é a que serve os moradores de um tradicional bairro de Fortaleza: o Vila União.

Criada em meados da década de 1950, a linha do bairro Vila União é mais um dos destinos da época que ligava o bairro de origem ao Centro da capital cearense. Ela era operada por diversas firmas individuais no início de suas operações, que mantinham em circulação algumas caminhonetes construidas em madeira. Segundo o Cepimar, as primeiras empresas individuais a operar no bairro foram as seguintes: Viação Espírito Santo, Empresa Lima, Empresa Guarany, Viação Canindé e Viação Cesar.

A primeira empresa de maior porte a ganhar o direito de operar a linha foi a Empresa Nossa Senhora de Fátima, na década de 1970. Em 1981, a linha foi transferida para a Empresa Muribeca, e em 1985, a São José de Ribamar passou a operar na linha Vila União.

O bairro Vila União foi muito valorizado pela empresa São José de Ribamar, desde o início das suas operações. As demonstrações são muitas, a começar pela restauração de todos os veículos que rodavam na linha, herdados da extinta Empresa Muribeca. Pouco tempo depois de ganhar a concessão da linha, a garagem da empresa foi transferida para o bairro, deixando para trás os quase 20 anos de garagem no Bairro de Fátima.

Em 1993, a empresa realizou uma grande festa com mais de 300 alunos de uma escola do bairro, fazendo um passeio com as crianças em diversos locais da cidade nos sete novos ônibus da empresa, que passaram a circular na linha. Nos veículos, haviam cartazes com dizeres como, por exemplo, “Mais ônibus, mais conforto para Vila União”.


Dois ônibus com ar-condicionado e suspensão a ar, foram integrados à frota da linha em 2002, para dar mais conforto aos passageiros, e depois de alguns anos, a linha recebeu mais 6 veículos climatizados.

A São José de Ribamar operou na linha 502 até 2012, quando encerrou as atividades, devido a licitação do transporte coletivo de Fortaleza, sendo substituída pela Dragão do Mar que também manteve a tradição de valorização da frota da linha, e colocou uma frota 100% nova no itinerário.

A linha 502 passa por importantes vias, como a Avenida Luciano Carneiro, Avenida 13 de Maio, Avenida da Universidade e passa também por vários pontos importantes da cidade, como o Hospital Albert Sabin e a Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo o final da linha na Lagoa do Opaia. Confira o itinerário atual:

Com 9 veículos circulando na semana, a frequência da linha 502-Vila União é muito boa, cerca de 8 minutos de um para o outro, confira mais dados:
Fonte: MOB Ceará/Cepimar/ETUFOR

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال