Linha 016-Cuca-Barra/Papicu: 4 anos

Hoje a linha 016-Cuca Barra/Papicu está completando 4 anos de existência. Ela foi criada para auxiliar o transporte de passageiros que era feito exclusivamente pelas linhas 051 e 052-Grande Circular 1 e 2 no trecho Barra do Ceará/Papicu.

Em 07/06/2010 a linha foi inaugurada com a mesma quantidade de veículos que ela possui hoje, ou seja, 7 tabelas. A linha já foi operada por várias empresas diferentes, que eram as seguintes: São José, Fretcar, Aliança, São Benedito, Dragão do Mar e a Terra Luz que era a única que possuía dois veículos na linha.

Com cerca de 30,8Km de extensão, a linha 016 só opera de segunda a sexta nos horários de pico. Pela manhã, ela faz o embarque e desembarque no sentido IDA normalmente, e ao chegar no terminal do Papicu, ela volta no modal expresso, sem embarcar ninguém nas paradas, já que no sentido VOLTA não existe muita demanda, e isso otimiza o tempo dos veículos afim de priorizar os 7 veículos na viagem que dá mais lotação. A tarde o comportamento é o inverso. 

Em 21 de Março de 2011, devido a uma grande permuta entre as empresas, a Aliança que tinha apenas um carro na linha ganhou mais três e a Vega pegou as outras três. A dupla de empresas que fazem parte do consórcio Antônio Bezerra operaram juntas até Junho de 2012, quando as linhas licitadas pela prefeitura de Fortaleza foram entregues as empresas definitivas. Foi então que a Vega pegou as vagas da Aliança e dominou a linha 016-Cuca Barra/Papicu até o presente momento.

A linha 016-Cuca Barra/Papicu possui frequência de pico pela manhã de 11 minutos, e a tarde varia entre 13 e 14, geralmente devido os ônibus da linha recolherem para a garagem duas vezes ao dia. Os veículos efetivos da linha raramente são vistos, o que faz com que os busólogos se animem pois todos gostam de ver variedade de veículos em todas as linhas de Fortaleza.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال