MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Saiba quantos ônibus a gigante Gontijo possui MS Turismo renova frota com Caio Solar 2013 Viação Penha se mantém com a 4ª frota mais nova João Pessoa-PB renovando a frota com Torino São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sexta-feira, 7 de março de 2014

Os primeiros Ciferal Alvorada da CTC

Na edição de hoje, o MOB Ceará mostra a você leitor, mais um capítulo da história do transporte coletivo, que foi a primeira aquisição da carroceria Ciferal Padron Alvorada pela Companhia de Transporte Coletivo (CTC).

Desde 1986, a CTC estava realizando uma programação que visava a melhoria da qualidade da frota da empresa. Entre as medidas realizadas, estava a modernização de sua oficina e a recuperação de 15 veículos que não tinham condições de circulação.


Em 1988, prosseguindo com sua política de melhoria da qualidade do serviço, foram adquiridos dois novos ônibus, equipados com chassi Volvo B-58 e carroceria Ciferal Padron Alvorada, com comprimento total de 12 metros. Os dois novos ônibus foram entregues em solenidade na concessionária Apavel, com a presença da Prefeita Maria Luiza Fontenele, além de outras autoridades e empresários do transporte coletivo.


Com prefixos 31 e 32, estes foram os dois primeiros ônibus com carroceria Ciferal Padron Alvorada a ser adquiridos pela CTC. Além disso eles eram, respectivamente, o quarto e o quinto ônibus Volvo da empresa, pois em 1986, foram adquiridos três ônibus Volvo, com carroceria Marcopolo Padron (Clique neste link e confira matéria sobre a aquisição dos ônibus Marcopolo)

Garagem da CTC na Avenida Jovita Feitosa
Eles iniciaram atividades nas linhas Antônio Bezerra/Unifor e Campus do Pici/Unifor, que eram as linhas com maior demanda da empresa na época e que já estavam sendo operadas pelos Marcopolo Padron.

Com o surgimento do Sistema Integrado de Transporte, na década de 1990, houve a necessidade de adaptação dos veículos para a utilização nos novos terminais. Com isso, eles ganharam a terceira porta e a pintura azul "troncal". Com estas características, eles permaneceram até serem desativados e leiloados.


Fonte: MOB Ceará

3 comentários:

Francisco Roberto disse...

Eu me lembro como se fosse hoje, a primeira vez que vi um deles, o 032. A sua cor predominante amarela, chamava a atenção por onde passava. Desses dois, eu só peguei o 031, com a pintura azul com branco, com uma faixa fina amarela na parte superior da lateral em 1989. Quando a CTC, interviu na linha 407 J.Walter/Exped, operada pela a empresa São Benedito. Ambos eram bons carros!

fran chagas disse...

Mt boa essa materia do q ja foi o tranp urba de Fort, com.aquisicoes de peso CIFERAL PADRON ALVORADA VOLVO

fran chagas disse...

Essa mteria sbre a mulher motorista tbm de grande importancia, elas merecem mtas sao maes esposas, meu abç a todas

Tradutor