Linha do dia: 356 - Genibaú/Lagoa

Na edição de hoje o blog vai abordar algumas informações da linha 356 - Genibaú/Lagoa, que atualmente é operada pela São José Transporte Urbano.

A linha 356 - Genibaú/ Lagoa, é uma linha que faz a ligação entre o Terminal da Lagoa e o Genibaú, que fica próximo aos bairros Autran Nunes e o Conjunto Ceará. O seu trajeto total possui pouco mais de 11km de extensão e seu ponto final se situa na rua Humaitá, uma das vias mais conhecidas da região. Confira abaixo o itinerário.


Desde meados da década de 1970, estava em operação pela Viação Bons Amigos a linha "Coronel Francisco Nunes", que atendia o bairro que hoje é conhecido por Genibaú.

No início da década de 1990, com a implantação de todos os códigos para todas as linhas existentes, os códigos "316" e "356" foram cedidos para as respectivas linhas "Coronel Francisco Nunes - 1" e "Coronel Francisco Nunes - 2". As duas linhas tinham itinerário que ligava o bairro ao Centro de Fortaleza, passando por dentro do Terminal Lagoa.


No fim desta década, as linhas, ainda operadas pela Viação Bons Amigos, tiveram algumas alterações: Enquanto a 316, que passava a se chamar "Genibaú/Centro", deixava de ter acesso ao Terminal Lagoa, a linha 356 ganhou o nome "Genibaú/Lagoa", deixando de atender a região central.

Em 2001, a Viação Bons Amigos colocou três de seus novos ônibus na linha 356 por um certo período de tempo.

Os veículos, que tinham carroceria Caio Apache S21 e prefixos 05108, 05109 e 05110, passaram pouco tempo devido à precária condição da malha viária no bairro, o que tornava necessário a utilização de ônibus com suspensão mais elevada. Então, para continuar atendendo o bairro, foram escalados para a linha, três Ciferal Padron Cidade II fabricados em 1999 e equipados com chassi Mercedes-Benz OF-1721. Eles tinham prefixos 05915, 05950 e 05957.

Após a redução de tabelas, sofrida pela Viação Bons Amigos, as operações da linha 356 foram repassadas à Viação São Vicente, e após o fim desta, a linha foi entregue para as empresas Vega e Cearense. Atualmente a 356 é operada pela São José Transporte Urbano.

A linha 356-Genibaú/Lagoa possui 3 veículos em dias úteis nos horários de pico, além disso, possui uma frequência de 13 minutos de um ônibus para o outro, confira mais detalhes dessa informação:

Fonte: MOB Ceará/ETUFOR

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال