Etufor transfere operação dos ônibus para a nova etapa do terminal do Antônio Bezerra

A primeira etapa da obra de reforma e ampliação do Terminal do Antônio Bezerra será entregue pela Prefeitura de Fortaleza na próxima segunda-feira (20/01). A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) está trabalhando para garantir o bom funcionamento das 46 linhas que passam pelo Terminal do Antônio Bezerra, transportando diariamente uma média 200 mil passageiros. Toda a estrutura de sinalização e operação foi reformulada para atuar provisoriamente em duas plataformas de embarque e desembarque.


A alteração na operação dos ônibus, passando da estrutura atual para a nova, acontecerá na madrugada da próxima segunda-feira (20), quando o movimento de usuários é reduzido. A partir da mudança, a nova bilheteria funcionará na Rua Demétrio de Menezes, por onde acontecerá a entrada de passageiros a pé.

Na parte interna do novo equipamento, as plataformas receberam placas de sinalização com os números e nomes das linhas para indicar onde são os 21 novos pontos de parada dos ônibus. Os motoristas foram previamente informados sobre as alterações, mas equipes de apoio estarão dispostas no terminal durante todo o dia para garantir mais agilidade durante a nova operação.



Operadores da Etufor também podem colaborar com os passageiros prestando esclarecimentos sobre a localização das instalações (banheiros, boxes, administração, túnel etc) e sobre os locais de embarque e melhores opções de linhas a serem utilizadas.

Para os coletivos, as vias de acesso ao terminal serão a Av. Mister Hull e Rua Coronel Carvalho e as de saída serão essas mesmas opções, além da Rua Demétrio de Menezes, que passou a ter sentido único para facilitar a circulação dos ônibus.

Prefeitura finaliza primeira etapa do Novo Terminal Antônio Bezerra

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) fará a abertura oficial do terminal nesta segunda-feira (20), às 9h. A obra faz parte do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) e proporcionará mais rapidez e comodidade aos usuários que utilizam o transporte público.

Paralisada há quase três anos por entraves relacionados à execução do projeto, a obra teve início em 2009. Em março de 2013, foi retomada e o projeto de ampliação do equipamento passou por ajustes e adaptações para trazer modernidade e conforto à população.

O novo equipamento conta com plataformas de embarque e desembarque para melhorar a acessibilidade aos ônibus, piso industrial, prédio para a Administração do terminal, posto de controle, cobertura em estrutura metálica, pavimento rígido para circulação de ônibus, auditório, rampas e túnel de acesso às plataformas para evitar o cruzamento entre os pedestres e os ônibus. Além disso, o usuário poderá usufruir dos novos boxes comerciais, entrada de bilheteria para acesso de passageiros, boxes para instalação de serviços e bateria de banheiros acessíveis. Os boxes comerciais continuarão com seu funcionamento normal, mas operando provisoriamente em containers. 
Com a conclusão e entrega da primeira etapa, uma nova obra de ampliação será iniciada no terminal antigo. As atividades serão transferidas para o novo terminal e a estrutura antiga será demolida para dar início à intervenção. Quando finalizada a ampliação do Terminal do Antônio Bezerra, o espaço físico aumentará de 12 mil m² para 29 mil m², passando a ter mais que o dobro de seu tamanho atual. A totalidade das obras no terminal de ônibus custou R$ 14.385.268,21 aos cofres públicos e tem prazo para conclusão ainda no segundo semestre de 2014.

Para o secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, a obra é de grande importância para o sistema de transporte público de Fortaleza. “Retomamos a obra em março de 2013 e agora estamos entregando em funcionamento o novo terminal. E ainda, para o segundo semestre deste ano, iremos entregar a segunda etapa e, finalmente, será colocado em funcionamento o corredor expresso Antônio Bezerra/Centro. Finalmente, depois de 5 anos do início das obras do Transfor, estamos colhendo os primeiros benefícios efetivos do programa, trazendo melhorias para o transporte público”, disse o secretário.

Fonte: ETUFOR

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال