MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ceará Diesel realiza palestra sobre BRT

A Ceará Diesel, concessionária Mercedes-Benz no Ceará, realizou uma palestra na noite desta quinta-feira, 30, voltada à necessidade de implantação do sistema de transporte rápido por ônibus, o BRT.


A palestra, que contou com autoridades, empresários do setor e vários busólogos, foi dirigida pelo engenheiro mecânico Gustavo Nogueira, que, mostrou suas experiências com o BRT em diversos locais do mundo.


Com a palestra, a Mercedes-Benz demonstrou as qualidades do seu modelo de chassi O-500 articulado para aplicações no BRT, e que em breve poderá estar à disposição dos usuários fortalezenses.

O chassi O-500 articulado, destinado ao segmento urbano, está disponível no mercado em quatro versões:
- O-500 UA: piso baixo e três eixos.
- O-500 UDA: piso baixo e quatro eixos (carroceria de até 23 metros)
- O-500 MA: piso normal e três eixos
- O-500 MDA: piso normal e quatro eixos (carroceria de até 23 metros)


O sistema BRT (Bus Rapid Transit) é uma modalidade de transporte coletivo que combina o conforto e a agilidade do metrô  com a flexibilidade e o baixo custo do transporte por ônibus. Para conseguir a agilidade necessária, o sistema propõe a utilização de estações exclusivas para o ônibus (semelhante aos metrôs) e a utilização de vias segregadas, onde a velocidade média tende a aumentar consideravelmente.


O sistema teve origem na cidade de Curitiba em 1979, e é atualmente uma tendência mundial, adotada em várias metrópoles e que está prestes a ser implantado na capital cearense.

Nenhum comentário:

Tradutor