Nova geração do Marcopolo Torino é lançada

Após três décadas, a encarroçadora gaúcha Marcopolo, acaba de lançar a sexta versão de seu modelo de ônibus mais popular: O Torino.


Cercado de mistérios antes de seu lançamento, alguns protótipos do modelo denunciavam as curvas do ônibus que estava por vir.

Com detalhes similares ao modelo colombiano "Torino Padrón", da joint-venture Superpolo, o protótipo estimulava a curiosidade de busólogos do país inteiro, que especulavam se aquele ônibus camuflado seria realmente o novo Torino, um Viale, ou se teria uma nomenclatura inédita.

Especulações à parte, finalmente a Marcopolo apresentou oficialmente seu mais novo lançamento, que por todo o impacto da divulgação, promete confirmar o modelo como referencial no transporte urbano de passageiros.


De acordo com a Marcopolo, o novo projeto consumiu dois anos e custou cerca de R$ 40 milhões, que englobou todo o trabalho da equipe de engenharia, design, produção e marketing, além de uma modernização da planta carioca da marca, que produzirá o modelo.


O veículo possui soluções modernas e funcionais, que buscam proporcionar um maior conforto dos passageiros e operadores, e um menor custo operacional para os frotistas.

Confira abaixo, o video demonstrativo do novo Torino:
 

A Marcopolo, em comunicado oficial, reforça os atributos de seu lançamento:

"A nova geração substitui a lançada no mercado em 2007 e ganhou um novo conjunto óptico dos faróis em bloco único, com luzes de sinalização diurnas em LEDs, faróis de neblina opcionais e novas grades, que permitem melhor escoamento do ar para a refrigeração do motor e do interior do veículo. O amplo itinerário garante melhor visualização e leitura, e o desenho lateral, limpo, proporciona maior visibilidade para o motorista e os passageiros.

Na traseira, o desenho do novo Torino segue a premissa da funcionalidade e do visual limpo. O vigia traseiro tem vidro plano e está mais alto, o que aumenta a sua resistência e o conforto para os passageiros sentados na última fileira de poltronas. 

O brake-light integrado amplia a segurança no trânsito. Já o conjunto óptico traseiro segue a tendência de design introduzida no mercado pela Marcopolo, com formato vertical e luzes em LEDs."

Outros detalhes destacados pela marca, estão presentes no interior do novo Torino:

"Internamente, o Torino recebeu melhorias na posição da poltrona e dos comandos do motorista, que garantem fácil alcance aos instrumentos e propiciam operação confortável e segura.

Merecem destaques o novo painel de instrumentos, com display LCD colorido de 3,5” de alta resistência e com acionamento touchscreen (toque na tela), e o sistema multiplex redesenhado para atender necessidades crescentes do transporte urbano em eletrônica embarcada.


Para proporcionar mais ergonomia, os postos de trabalho do novo Torino são mais espaçosos. O veículo oferece mais conforto térmico e acústico, com insuflador para o motorista e o cobrador, e novo janelão tem mais eficiente captação de ar. A posição do motorista foi redesenhada e dispõe de ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.

Outras novidades que proporcionam menor custo de manutenção e facilitam a limpeza são o assoalho, dividido em painéis removíveis, e os pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização de reparos no piso, sem a necessidade de remoção das poltronas. Os revestimentos da carroceria também são de fácil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparação.

Para os passageiros, o conforto também foi ampliado, com maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação, e iluminação interna em LEDs. As poltronas City ficaram mais ergonômicas, contando com novos apoios de cabeça, que facilitam a movimentação dos passageiros, além de nova decoração. A moderna família de poltronas também conta com opção de encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio)."


Espera-se que, no primeiro semestre de 2014, estejam chegando as primeiras unidades do novo Torino em Fortaleza, na renovação de frota das empresas do segmento urbano e metropolitano.

As principais apostas vão para as empresas urbanas de Fortaleza que fazem parte do Grupo Guanabara, as maiores clientes do modelo na capital.

Através de duas reportagens publicadas pelo MOB Ceará em 2012, você leitor, pode conhecer mais sobre a trajetória do Marcopolo Torino.

A primeira parte (confira neste link), mostra as três primeiras versões do modelo, enquanto a segunda matéria (confira neste link), relata as versões de 1999 e 2007, além de versões exclusivas.

Fonte: MOB Ceará/Marcopolo

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال