MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Crescimento da Fretcar na acessibilidade em 4 anos

A equipe MOB Ceará , sempre correndo atrás da informação, realizou uma pesquisa para analisar a empresa Fretcar Transportes desde os tempos de Viação Cidade Luz, no quesito ''acessibilidade''.

Nesta pesquisa, será analisado o crescimento de veículos com elevador para cadeirantes, um dos principais itens que o artigo 38 do decreto 5.296/2004 exige para o transporte público.

Desde 16 de Outubro de 2008, ficou obrigatório a inclusão do elevador nos ônibus com características de transporte urbano, ou seja, os ônibus fabricados até o dia 15, não tiveram a exigência do equipamento, mediante comprovação de nota fiscal, e a Cidade Luz, atual Fretcar, fez sua primeira aquisição de veículos já dentro das normas, no ano de 2009.

Em 2009, foram adquiridos 11 veículos com elevador, sendo 10 ônibus grandes e 1 micrão, relembre um deles através da imagem à seguir:

De lá pra cá, a empresa mudou a razão social e mudou o nome da empresa para Fretcar Transportes, e adquiriu até 2012, mais 30 novos veículos com elevador.

Em 2013 até o presente momento, a empresa já dispõem de uma frota urbana com 56 veículos acessíveis (contando com a mais nova aquisição da empresa, os 6 novos ônibus) e isso sem contar com o Scania 19363 que está fazendo testes pela empresa.


Fazendo os cálculos, em 2009, os acessíveis representavam aproximadamente 14,8% da frota, e enquanto atualmente, pode ser considerado um valor de 64,4%. Esse resultado foi obtido sem contabilizar o Neobus Scania F-250 que está em fase de testes, além dos 3 Citmax 2005 e os Urbanus Ecoss 2006, que devem sair de circulação com a inclusão dos 6 novos veículos.
Assim, a empresa cresceu 16,1% ao ano, um ótimo índice para uma empresa de médio porte no setor.

O grupo MOB Ceará parabeniza à Fretcar Transportes, pelo bom desempenho nas pesquisas bem como no ótimo atendimento prestado pelos seus colaboradores no ''dia a dia do transporte''.

Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor