MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

São Francisco adquiria seu único Viale e seu primeiro Volks 17-210OD

E foi no mês de Agosto no ano de 2002 que a São Francisco Transporte e Turismo adquiria dois ônibus inéditos na frota da empresa, um Marcopolo Viale de ano 2000 oriundo da empresa carioca Normandy , e o primeiro Caio Apache Vip montado no chassi Volkswagen 17-210 OD.

O 25260 da São Francisco, quando chegou, vivia passeando pelas churrascarias da avenida Osório de Paiva, pra onde o proprietário da empresa chamado Francisco Augusto Cruz Uchôa ia com os amigos, o veículo era levado como modo de exposição. Isso era um costume que o empresário tinha quando chegava veículos novos na empresa, após essa ''turnê'' pelos restaurantes que ele mais frequentava, o veículo tinha mais uma tarefa, ser abençoado e batizado por um Padre na cidade de Canindé, isso é uma tradição que a empresa mantinha e que até hoje é copiado pela Cearense Transportes, empresa que assumiu as linhas da São Francisco e que é de posse do filho do empresário mais conhecido por ''Uchôa''.




Após o batismo, era então programado o dia de inicio das operações do carro novo, no caso do 25260, foi em Setembro, após quase 1 mês da chegada do Apache em território Cearense.


Enquanto o 25260 se preparava para fazer todo o protocolo supracitado, o 25065 estava sendo todo pintado, e tendo uma grande transformação. Na transformação, ele teve o local onde o cobrador ficava um pouco mais afastado e ganhou uma porta central, feita pela própria São Francisco, utilizando os vidros da porta de um Comil Svelto que acabara e ser desativado, era o 25424.

O 25065 estava sendo o segundo Viale no sistema de Fortaleza, já que o primeiro foi o 10113 da São José de Ribamar. O 25065 da São Francisco possuía assentos muito confortáveis e possuia um ronco de carro novo, muito conservado por dentro, ele foi efetivado na linha 360-Siqueira /João Pessoa, onde rodou por 7 anos até ser desativado em 2009.


Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor