MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sábado, 20 de julho de 2013

Ranking: Os midis no SIT-For

O grupo MOB Ceará realizou uma pesquisa para saber quais empresas possuem mais ônibus do tipo MIDI (micrões) em sua frota operacional em Fortaleza.



O MIDI é o ônibus que é maior que o micro ônibus e o mini ônibus e é menor que um urbano convencional. Opcionalmente pode ter poltronas, acessórios e equipamentos iguais aos urbanos ou aos Rodoviários, conforme o tipo de serviço que oferece.

Aqui em Fortaleza a primeira empresa a adquirir um midi foi a Via Urbana, no final do ano de 2006.



Naquele ano, foram adquiridos 5 veículos da encarroçadora Marcopolo, sobre o chassi OF-1418 da Mercedes Benz. Os 5 veículos foram destinados, na época, para a linha 913 - Serviluz / Papicu / Varjota.

De lá pra cá, foram incrementados à frota urbana da capital cearense mais 84 veículos desse porte, mas como alguns já foram desativados, o total de micrões ativos no sistema de Fortaleza é de 82 veículos, e é através deste número que o MOB vai se basear com relação à proporção de frota operante para saber quem tem mais midis na frota total.


A seguir, serão apresentados os resultados obtidos, por ordem de quem tem menos midis na frota.

Na 6ª posição, a Viação Fortaleza, com apenas 1,46% da frota composta por midis, o que equivale aos 3 veículos que vieram do Rio de Janeiro. A idade média da frota de micrões da empresa é de 4 anos.



A quinta posição, ficou a Viação Urbana, os midis representam 6,09% da frota operante da empresa. A idade média da frota de 14 micrões é de aproximadamente 5,64 anos.



Na 4ª posição, ficou a Vega transportes, pois os midis representam 7,86% da frota operante da empresa. A idade média da frota de 22 micrões que a empresa possui é de aproximadamente 2,63 anos.



Em terceiro lugar ficou a Maraponga, que possui 9 micrões, sendo que esse total representa 8,74% da frota operante da empresa e a idade média da frota de midis é de aproximadamente 2,33 anos.



Em segundo lugar ficou a São José. Convém ressaltar que, apesar de a São José ser a empresa que numericamente possui mais midis, esta fica em segundo lugar no ranking ao se analisar de acordo com a proporção da frota.Com 23 midis, o que equivale à 9,79% da frota, a idade média da frota dos "pequenininhos" é de 2,95 anos.



E enquadrada naquele ditado popular que diz ''os últimos serão os primeiros'' está a Santa Cecília, devido ao fato de ela ter sido a última empresa da lista acima a possuir um micrão na frota, e por ser a primeira no ranking dos midis em relação à frota operante.

Da frota de 107 veículos que a empresa possui, são 11 veículos da classe ''midi'', o que equivale a 10,28% da frota operante total. Destaque para a "pouca idade" dos veículos, pois os mesmos possuem apenas um pouco mais de 4 meses de uso.



Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor