Ranking: Os midis no SIT-For

O grupo MOB Ceará realizou uma pesquisa para saber quais empresas possuem mais ônibus do tipo MIDI (micrões) em sua frota operacional em Fortaleza.



O MIDI é o ônibus que é maior que o micro ônibus e o mini ônibus e é menor que um urbano convencional. Opcionalmente pode ter poltronas, acessórios e equipamentos iguais aos urbanos ou aos Rodoviários, conforme o tipo de serviço que oferece.

Aqui em Fortaleza a primeira empresa a adquirir um midi foi a Via Urbana, no final do ano de 2006.



Naquele ano, foram adquiridos 5 veículos da encarroçadora Marcopolo, sobre o chassi OF-1418 da Mercedes Benz. Os 5 veículos foram destinados, na época, para a linha 913 - Serviluz / Papicu / Varjota.

De lá pra cá, foram incrementados à frota urbana da capital cearense mais 84 veículos desse porte, mas como alguns já foram desativados, o total de micrões ativos no sistema de Fortaleza é de 82 veículos, e é através deste número que o MOB vai se basear com relação à proporção de frota operante para saber quem tem mais midis na frota total.


A seguir, serão apresentados os resultados obtidos, por ordem de quem tem menos midis na frota.

Na 6ª posição, a Viação Fortaleza, com apenas 1,46% da frota composta por midis, o que equivale aos 3 veículos que vieram do Rio de Janeiro. A idade média da frota de micrões da empresa é de 4 anos.



A quinta posição, ficou a Viação Urbana, os midis representam 6,09% da frota operante da empresa. A idade média da frota de 14 micrões é de aproximadamente 5,64 anos.



Na 4ª posição, ficou a Vega transportes, pois os midis representam 7,86% da frota operante da empresa. A idade média da frota de 22 micrões que a empresa possui é de aproximadamente 2,63 anos.



Em terceiro lugar ficou a Maraponga, que possui 9 micrões, sendo que esse total representa 8,74% da frota operante da empresa e a idade média da frota de midis é de aproximadamente 2,33 anos.



Em segundo lugar ficou a São José. Convém ressaltar que, apesar de a São José ser a empresa que numericamente possui mais midis, esta fica em segundo lugar no ranking ao se analisar de acordo com a proporção da frota.Com 23 midis, o que equivale à 9,79% da frota, a idade média da frota dos "pequenininhos" é de 2,95 anos.



E enquadrada naquele ditado popular que diz ''os últimos serão os primeiros'' está a Santa Cecília, devido ao fato de ela ter sido a última empresa da lista acima a possuir um micrão na frota, e por ser a primeira no ranking dos midis em relação à frota operante.

Da frota de 107 veículos que a empresa possui, são 11 veículos da classe ''midi'', o que equivale a 10,28% da frota operante total. Destaque para a "pouca idade" dos veículos, pois os mesmos possuem apenas um pouco mais de 4 meses de uso.



Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال