MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Etufor faz simulação que comprova redução no tempo de viagem com Bilhete Único

Etufor faz simulação prática que comprova redução média de 50% no tempo de viagem com Bilhete Único.

Faltando apenas um mês para o início do Bilhete Único, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) comprovou que os fortalezenses terão uma economia média de 50% no tempo gasto em algumas opções de deslocamentos. A Etufor simulou uma situação para comprovar, na prática, essa economia de tempo que o usuário terá utilizando o benefício. Com o Bilhete Único, o usuário do transporte coletivo, em até 2 horas, pagando uma única passagem, poderá utilizar quantos ônibus quiser para realização da sua viagem, sem a necessidade de passar por um terminal.
A simulação foi feita através do sistema de geomonitoramento do transporte público, que acompanha em tempo real toda a movimentação dos coletivos, sendo possível ver o horário em que o veículo passou por determinada parada e o tempo que ele levou para se deslocar até o destino desejado. A simulação proposta levou em consideração um destino que obrigatoriamente passa por um terminal. A idéia é mostrar que com a opção do Bilhete Único será possível anular essa obrigatoriedade e reduzir o tempo de viagem.

A simulação utilizou o monitoramento do dia 14/5, terça-feira
passada, tendo como ponto de partida a Av. Beira Mar, próximo ao Ideal Clube, e o ponto de chegada escolhido foi a Arena Castelão. No exemplo, o horário escolhido foi o de pico da manhã, saindo às 6h22 da Av. Beira Mar e seguindo obrigatoriamente em direção ao terminal do Papicu. Nesse primeiro trecho o passageiro levou 17 minutos. Com um tempo de espera de três minutos até a chegada da linha que segue no sentido da Arena Castelão, mais 37 minutos gastos entre o terminal e a Arena, o usuário gastou 57 minutos no deslocamento total.

Simulação Bilhete Único

Agora a simulação utilizando a opção do Bilhete Único. Saindo do mesmo ponto da Av. Beira Mar, às 6h21, o usuário pode descer em um ponto de parada de sua preferência. Nesse caso foi escolhido a Praça Coração de Jesus, no Centro. Nesse primeiro trecho o passageiro levou 10 minutos. Pegando a primeira linha que passaria pela a Arena Castelão, o usuário gastou apenas um minuto no tempo de espera entre um ônibus e outro. Realizando a integração com o outro ônibus e seguindo até a Arena Castelão, o tempo gasto no segundo percurso foi de 21 minutos. Ou seja, o tempo total foi de 32 minutos.

Fazendo o mesmo percurso, tendo a liberdade de pegar qualquer linha e quantos ônibus quiser, em qualquer ponto de parada, opção dada pelo Bilhete Único, o passageiro teria uma economia de 25 minutos no percurso entre a Av. Beira Mar e a Arena Castelão. Para facilitar essa opção de deslocamento em qualquer ponto de parada, a Prefeitura de Fortaleza irá sinalizar todas as paradas da cidade com a relação das linhas que passam por cada ponto. A Prefeitura pretende iniciar esse trabalho pelas áreas com maior demanda de transporte coletivo na cidade e tem o objetivo de concluir toda a sinalização até o início do funcionamento do Bilhete Único, no próximo dia 15 de junho.

Segue abaixo a planilha com todos os tempos gastos e as linhas utilizadas:



Fonte: ETUFOR

Um comentário:

Felipe disse...

De fato. Até porque a integração permitiria utilizar as linhas mais rápidas. Nesse exemplo, o Jd União, ele vai pela BR116, bem mais rápido que o 041 (Que ainda está pegando os desvios do Castelão).

Tradutor