Mini Paixão: Salete 18001

No "Mini Paixão" de hoje vamos apreciar uma miniatura de um clássico do transporte coletivo de Fortaleza: Um dos Scanias com motor dianteiro que pertenceu à empresa Salete, que foi extinta no início de 2004.





O 18001 tinha carroceria Caio Vitória e era equipado com o robusto chassi Scania F-113 HL. O carro foi adquirido zero km pela empresa no ano de 1990 (???) e operou na empresa durante toda a década de 1990 e parte da década seguinte.

Com carroceria alongada, o 18001 dispunha da maior distância entre-eixos que a Scania permitia a este chassi: 6,96m, o que dava um total de pouco mais de 13 metros de comprimento da carroceria.

A réplica pertence ao colecionador Fabiano Dodt, um dos administradores do MOB Ceará, que tem aproximadamente 60 miniaturas em sua casa, incluindo esta que apresentamos hoje.

A mini tem um significado especial, bem maior do que muitas outras que ele possui, pois foi um presente (do fabricante Sérgio Maciel) em comemoração ao seu aniversário em 2008, o criador da miniatura fez o ônibus com muitos detalhes que nem mesmo Fabiano esperava que a réplica tivesse, como por exemplo: Retrovisor, lameiras, giro e suporte para placas laterais, detalhes que fizeram com que a miniatura ficasse ainda mais real. 

Agora vamos apreciar a mini paixão de hoje:










1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Muito Nostálgico!!
    Anos 94, 95 e 96 eu pegava esse ônibus na Av. Bernardo Manuel (2ª parada após Av. Dedé Brasil vindo do José Walter) e descia da Av. Expedicionários (parada dos alunos do Colégio Pe. João Piamarta, onde eu estudava.
    Muito obrigado por trazer de volta imagens da minha infância.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال