MOB Ceará participa de reportagem acadêmica sobre busologia Ranking das frotas mais novas do metropolitano Conheça a nova linha da Busscar Veja a lista dos ônibus mais geladinhos de Fortaleza. Concorda? Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

domingo, 28 de abril de 2013

Mini Paixão: Salete 18001

No "Mini Paixão" de hoje vamos apreciar uma miniatura de um clássico do transporte coletivo de Fortaleza: Um dos Scanias com motor dianteiro que pertenceu à empresa Salete, que foi extinta no início de 2004.





O 18001 tinha carroceria Caio Vitória e era equipado com o robusto chassi Scania F-113 HL. O carro foi adquirido zero km pela empresa no ano de 1990 (???) e operou na empresa durante toda a década de 1990 e parte da década seguinte.

Com carroceria alongada, o 18001 dispunha da maior distância entre-eixos que a Scania permitia a este chassi: 6,96m, o que dava um total de pouco mais de 13 metros de comprimento da carroceria.

A réplica pertence ao colecionador Fabiano Dodt, um dos administradores do MOB Ceará, que tem aproximadamente 60 miniaturas em sua casa, incluindo esta que apresentamos hoje.

A mini tem um significado especial, bem maior do que muitas outras que ele possui, pois foi um presente (do fabricante Sérgio Maciel) em comemoração ao seu aniversário em 2008, o criador da miniatura fez o ônibus com muitos detalhes que nem mesmo Fabiano esperava que a réplica tivesse, como por exemplo: Retrovisor, lameiras, giro e suporte para placas laterais, detalhes que fizeram com que a miniatura ficasse ainda mais real. 

Agora vamos apreciar a mini paixão de hoje:










Um comentário:

Unknown disse...

Muito Nostálgico!!
Anos 94, 95 e 96 eu pegava esse ônibus na Av. Bernardo Manuel (2ª parada após Av. Dedé Brasil vindo do José Walter) e descia da Av. Expedicionários (parada dos alunos do Colégio Pe. João Piamarta, onde eu estudava.
Muito obrigado por trazer de volta imagens da minha infância.

Tradutor