MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sábado, 30 de março de 2013

Linha do dia: 080-Francisco Sá /Parangaba

Hoje, atendendo ao pedido de um dos leitores do nosso blog, vamos falar um pouco sobre a linha 080 - Francisco Sá / Parangaba, uma linha bem antiga e que atualmente é operada pela empresa Vega.

Criada em 1977, a linha 080 faz ligação entre a Barra do Ceará e o Terminal da Parangaba, sendo que boa parte do seu trajeto é feito pelas Avenidas Francisco Sá, Dr. Theberge e por algumas ruas do bairro Montese.

Confira abaixo o itinerário atual:


A linha 080 inicialmente foi operada pela CTC, porém, em 1995, a Companhia de Transporte Coletivo contratou uma empresa de outro estado para que operasse nesta linha: A Transpenha (29), que operou na 080 até final de 2000, ano em que a empresa parou operar em Fortaleza. 

Após a saída da Transpenha, a CTC arrendou suas tabelas para as empresas Viação Fortaleza, Bons Amigos, Irmãos Bezerra, São Benedito e Via Urbana.

Em 2004 houve uma licitação que definiu as atuais empresas operantes da linha 080, na época, São José e Vega assumiram a linha, com 11 veículos para a Vega e 7 para a Auto Viação São José. Desde então, percebemos que os serviços da linha melhoraram consideravelmente.

Em 2010, foi criada a linha 060 - Parquelândia / Parangaba, linha esta que surgiu com o intuito de reforçar as operações da Francisco Sá, mas observa-se que as tabelas iniciais da 060 foram retiradas da 080.

O conceito básico para a criação da Parquelândia / Parangaba foi o seguinte: Como a "linha do dia" de hoje possui um itinerário considerado muito longo, a 060 seria um pouco mais curta, o que possibilitaria mais viagens e diminuiria a fila da Francisco Sá / Parangaba.

E assim, o tempo mostrou que a ação deu certo, fazendo com que a 060 fosse ampliada, recebendo mais alguns veículos da 080, além de novas tabelas, acarretando em melhorias consideráveis na oferta de transporte nas regiões da Parquelândia e Montese.

Acompanhe abaixo mais dados sobre a linha 080.



Fonte: MOB Ceará

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Tradutor