Linha do dia: 080-Francisco Sá /Parangaba

Hoje, atendendo ao pedido de um dos leitores do nosso blog, vamos falar um pouco sobre a linha 080 - Francisco Sá / Parangaba, uma linha bem antiga e que atualmente é operada pela empresa Vega.

Criada em 1977, a linha 080 faz ligação entre a Barra do Ceará e o Terminal da Parangaba, sendo que boa parte do seu trajeto é feito pelas Avenidas Francisco Sá, Dr. Theberge e por algumas ruas do bairro Montese.

Confira abaixo o itinerário atual:


A linha 080 inicialmente foi operada pela CTC, porém, em 1995, a Companhia de Transporte Coletivo contratou uma empresa de outro estado para que operasse nesta linha: A Transpenha (29), que operou na 080 até final de 2000, ano em que a empresa parou operar em Fortaleza. 

Após a saída da Transpenha, a CTC arrendou suas tabelas para as empresas Viação Fortaleza, Bons Amigos, Irmãos Bezerra, São Benedito e Via Urbana.

Em 2004 houve uma licitação que definiu as atuais empresas operantes da linha 080, na época, São José e Vega assumiram a linha, com 11 veículos para a Vega e 7 para a Auto Viação São José. Desde então, percebemos que os serviços da linha melhoraram consideravelmente.

Em 2010, foi criada a linha 060 - Parquelândia / Parangaba, linha esta que surgiu com o intuito de reforçar as operações da Francisco Sá, mas observa-se que as tabelas iniciais da 060 foram retiradas da 080.

O conceito básico para a criação da Parquelândia / Parangaba foi o seguinte: Como a "linha do dia" de hoje possui um itinerário considerado muito longo, a 060 seria um pouco mais curta, o que possibilitaria mais viagens e diminuiria a fila da Francisco Sá / Parangaba.

E assim, o tempo mostrou que a ação deu certo, fazendo com que a 060 fosse ampliada, recebendo mais alguns veículos da 080, além de novas tabelas, acarretando em melhorias consideráveis na oferta de transporte nas regiões da Parquelândia e Montese.

Acompanhe abaixo mais dados sobre a linha 080.



Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال